English EN Portuguese PT Spanish ES

Comitê do CNJ aprimora processos de auditoria no Judiciário

jurinews.com.br

Compartilhe

Padronizar e aprimorar os procedimentos de auditoria interna dos órgãos do Judiciário. Esse é o objetivo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao estabelecer o Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário (SIAUD-Jud) para o biênio 2020-2022. Instituído pela Resolução nº 308/2020, que organiza as atividades de auditoria interna sob a forma de sistema, o Comitê tem como missão promover debates para alinhar práticas das auditorias internas do Judiciário.

O presidente do Comitê e secretário de Auditoria do CNJ, Anderson Rubens de Oliveira Couto, explicou que os integrantes assumem o compromisso de promover o apoio mútuo no fortalecimento do Sistema de Auditoria Interna e na conscientização dos gestores no papel de agregação de valor da auditoria interna e sua diferença quanto aos controles internos.

Entre as ações previstas estão o debate de assuntos técnicos com a realização de ações coordenadas, promoção de capacitações e fóruns permanentes, padronização e racionalização de procedimentos, elaboração de documentos e notas técnicas e o fomento a programas de garantia da qualidade e melhoria nas unidades de auditoria interna.

As propostas construídas no âmbito do Comitê devem ser aprovadas pela Comissão Permanente de Auditoria, que poderá deliberar sobre questões que possam aumentar a qualidade dos trabalhos de auditoria, estrutura das unidades, contribuição das auditorias e consultorias para a melhoria da gestão.

SIAUD-Jud

O Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário tem no CNJ seu órgão efetivo central e é um dos pilares no controle interno constitucional. O SIAUD-Jud visa organizar o processo de auditoria em âmbito nacional, uniformizando procedimentos, definindo diretrizes e estabelecendo parâmetros para a atividade de auditoria interna do Poder Judiciário.

Os membros do Comitê se reúnem ordinariamente a cada quatro meses e, extraordinariamente, por convocação do presidente ou pela maioria de seus representantes. Os encontros devem ter quórum mínimo de cinco dirigentes e são realizados, preferencialmente, por videoconferência.

Membros

O Comitê é composto por 18 membros, sendo seu presidente vindo do CNJ, seu órgão central, e os dirigentes automáticos são os titulares de auditoria do Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral, Conselho da Justiça Federal, Tribunal Superior do Trabalho, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Superior Tribunal Militar. Os representantes das unidades regionais e dos órgãos regionais singulares são eleitos dentro de cada segmento da Justiça.

Com informações do CNJ

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.