English EN Portuguese PT Spanish ES

Após conversa com Lula, Lewandowski deverá ser confirmado ministro da Justiça e Segurança

jurinews.com.br

Compartilhe

O ex-ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, deve assumir a titularidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A decisão foi tomada após conversa com o presidente Lula. A expectativa é de que o anúncio seja oficializado nos próximos dias. Assim, também ficará confirmada a saída do atual ministro Flávio Dino que assumirá uma cadeira no STF no final de fevereiro.

Lula selecionou o nome de Lewandowski no final do ano passado, mas deixou a decisão final nas mãos do ministro aposentado, que ponderava sobre a transição para a pasta ministerial. O jurista já concordou com assumir a pasta e trata-se de uma indicação esperada e comemorada por setores aliados do governo.

NOVA MISSÃO

Em declarações anteriores, Lewandowski havia comunicado a Lula que “a missão do presidente não se nega”. Então, desde lá, ele sinalizava sua inclinação a aceitar o convite. Contudo, na ocasião, expressou a necessidade de amadurecer a ideia até o final de 2023.

Além da indicação, a presença do ex-ministro Lewandowski deve assegurar manutenção da Justiça e Segurança Pública sob um único ministério. Então, afastando quaisquer especulações sobre um possível desmembramento das áreas, algo ventilado dentro do Planalto.

Ainda de acordo com apurações, Lula esperou o 8 de janeiro. Isso porque não queria tirar o crédito de Flávio Dino á frente do Ministério da Justiça no aniversário de um ano dos atos antidemocráticos em Brasília.

LEWANDOWSKI

Ricardo Lewandowski foi ministro do Supremo por 17 anos. Ele se aposentou em abril do ano passado, dando lugar ao advogado Cristiano Zanin, na primeira indicação de Lula para uma cadeira no STF neste terceiro mandato. A segunda, foi Dino, que substitui Rosa Weber. Nomeado por Lula, ainda em seu primeiro mandato, Lewandowski ocupou a vaga de Carlos Velloso. Ele tomou posse em 16 de março de 2006. Ao longo de sua participação como ministro, teve um perfil garantista e ficou conhecido como o ministro que sempre votou contra flexibilização dos direitos sociais e trabalhistas.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.