English EN Portuguese PT Spanish ES

Coordenadoria de Justiça Restaurativa do TJPA promove atividades em Marabá

justiça

jurinews.com.br

Compartilhe

A Coordenadoria de Justiça Restaurativa (CJR) do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) realizará programação especial na Comarca de Marabá entre os dias 4 e 6 de dezembro deste ano.

O objetivo da programação é disseminar os valores e práticas da Justiça restaurativa como ferramentas para tratamento dos fatores motivadores de conflitos e violências. O foco das atividades será na responsabilização e reparação dos danos e necessidades dos envolvidos, de modo a se promover a pacificação.

No primeiro dia da programação, a equipe da Coordenadoria de Justiça Restaurativa realizará visita à Comarca de Marabá. Haverá reunião de apresentação da CJR a juízes e servidores, além de representantes de órgãos como o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e a Defensoria Pública do Estado (DPE). Após, haverá a realização de Círculo de Diálogo com servidores da Comarca de Marabá.

Pela parte da tarde, ocorrerá visita à Prefeitura de Marabá e à Secretaria de Assistência Municipal.

No dia 5, a CJR realizará visita Institucional à Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Fasepa). Durante a visita, ocorrerá Círculo de Diálogo com gestores, equipe técnica e monitores do órgão junto com a rede de proteção socioeducativa de Marabá.

Após, a CJR realizará outra visita institucional, desta vez na Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Marabá. Também haverá Círculo de Diálogo com gestores, técnicos e diretores das escolas do município. Já no dia 6, a CJR realizará Círculo de Diálogo com professores e equipe técnica pedagógica da Faculdade Carajás.

Justiça Restaurativa

A Política Nacional de Justiça Restaurativa, materializada no art. 5º da Resolução 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estabelece como atribuição dos Tribunais desenvolver plano de difusão, divulgação, expansão, implementação e acompanhamento de Programa de Justiça Restaurativa em âmbito estadual.

O CNJ também definiu o ano de 2023 como o Ano da Justiça Restaurativa na Educação. Por conta disso, desde abril, a Coordenadoria de Justiça Restaurativa do TJPA compõe um Grupo de Trabalho para implementação da Justiça Restaurativa Política Estadual de educação.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.