English EN Portuguese PT Spanish ES

TJBA informa o passo a passo para tratamento de câncer de mama no sus

jurinews.com.br

Compartilhe

Ciente de que a prevenção é a peça-chave no enfrentamento de doenças, a exemplo do câncer de mama, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) reforça a importância de cuidar da saúde e promove ações voltadas à conscientização, como o passo a passo para o tratamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS).

Contando com o apoio do Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, palestras sobre o câncer de mama também estão sendo realizadas durante o mês de outubro: dia 25/10, às 14h, no Anexo II do edifício-sede do TJBA); dia 26/10, às 14h30, no Fórum Criminal Sussuarana; e em 27/10, às 8h, no Fórum Ruy Barbosa, no Salão de Casamentos.

As ações são realizadas por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep), da Diretoria de Assistência à Saúde (DAS) e da Coordenação de Saúde Ocupacional (COSOP).

Saiba mais

O texto, que segue abaixo, faz parte das ações de orientação e conscientização que o Tribunal baiano realiza neste mês, como parte da Campanha Outubro Rosa.

“O ponto de partida para a jornada de tratamento é buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do seu domicílio. Lembre-se, você deve ter o Cartão Nacional de Saúde (CNS) – se ainda não tem, é possível fazer o cadastro pelo Conecte SUS, plataforma que também permite o agendamento de consultas.

Primeiro será realizado atendimento com um médico generalista, que de acordo com a necessidade, fará o encaminhamento para um especialista — no caso do câncer de mama, o oncologista, mastologista e/ou ginecologista.

O médico especialista realizará a avaliação mais detalhada do quadro, requisitando exames e procedimentos que confirmem o diagnóstico e o estadiamento da doença. Se confirmado o câncer, o paciente é encaminhado para um centro de referência, para que seja iniciado o tratamento oncológico.

O tratamento do câncer é realizado em estabelecimentos de saúde habilitados, como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) ou Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Isso porque, de acordo com a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, os pacientes oncológicos têm direito a atendimento especializado de forma regional.

COSOP.”

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.