English EN Portuguese PT Spanish ES

VAGA DE MINISTRO (A) : TST definirá lista tríplice de representante da advocacia em 22 de abril

jurinews.com.br

Compartilhe

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa, marcou para o dia 22 de abril a sessão do Pleno que definirá a lista tríplice para preenchimento de vaga de ministro ou ministra destinada a integrantes da carreira da advocacia, aberta com a aposentadoria do ministro Emmanoel Pereira.

Em dezembro, a OAB apresentou ao TST seis nomes escolhidos por ordem de votação: Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, Natasja Deschoolmeester, Roseline Rabelo de Jesus Morais, Adriano Costa Avelino, Raimar Rodrigues Machado e Emmanoel Campelo de Souza Pereira.

Nessa próxima etapa, porém, a escolha dos ministros do TST pelos três nomes que seguem na disputa se dará pela análise do currículo dos candidatos e militância na advocacia dentro do próprio tribunal.

QUINTO CONSTITUCIONAL

De acordo com a Constituição Federal, um quinto das vagas do Tribunal são destinadas a integrantes das carreiras da advocacia e do Ministério Público do Trabalho.

No caso de vagas destinadas à advocacia, cabe à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) encaminhar ao TST uma lista sêxtupla, que será reduzida a tríplice e enviada à Presidência da República para a escolha de um dos nomes.

A pessoa indicada será então submetida a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e, caso aprovada, seu nome deverá ser referendado pelo Plenário da Casa.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.