English EN Portuguese PT Spanish ES

Ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto se despede do TSE

jurinews.com.br

Compartilhe

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto encerra, na próxima segunda-feira (10), o seu segundo e último biênio como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos oito anos que compôs o Plenário da Corte – sendo quatro anos como substituto e outros quatro como efetivo –, o magistrado da classe dos juristas marcou a sua trajetória pela atuação dinâmica e minuciosa.

O advogado Tarcisio Vieira de Carvalho Neto é originário do Rio de Janeiro (RJ) e se graduou em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), onde leciona como professor adjunto.

Tem o título de mestre e doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, cursa pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos no Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos (IGC/CDH), em Portugal. Também é subprocurador-geral do Distrito Federal.

Foi empossado ministro substituto do TSE em fevereiro de 2014, sendo indicado pela então presidente Dilma Rousseff a partir de uma lista tríplice aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas Eleições Gerais daquele ano, foi designado ministro da propaganda, com a incumbência de analisar todas as reclamações, representações e pedidos de direito de resposta dirigidos a candidatos à Presidência da República.

Tarcisio Vieira de Carvalho Neto foi reconduzido ao segundo biênio como integrante substituto da Corte Eleitoral em fevereiro de 2016.

A sua posse como ministro efetivo do Tribunal aconteceu em maio de 2017, após indicação do então presidente da República, Michel Temer. Naquele biênio, em 2018, tornou-se o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE/TSE), à frente da qual promoveu uma série de debates sobre os temas mais atuais do Direito Eleitoral e da democracia no Brasil e no mundo. O seu último biênio teve início em maio de 2019, após ser reconduzido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Julgamentos importantes

Do assento na bancada do plenário do TSE, o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto participou de julgamentos que marcaram a história recente do TSE. É de sua relatoria, por exemplo, o processo no qual a Corte Eleitoral concedeu a candidatos e candidatas transgênero o direito de serem identificados na urna eletrônica por seu nome social.

O ministro também atuou na repressão à fraude por meio de candidaturas femininas fictícias – ou “laranjas” –, que violam a cota de gênero, relatando um processo oriundo de Pedro Laurentino (PI).

Também são de sua relatoria os processos que fixaram a tese no TSE acerca da aplicação de um dispositivo da Lei das Eleições que permite a candidatos sub judice o direito de realizar atos de campanha e de ter o seu nome na urna eletrônica, bem como o que estabeleceu os parâmetros para o autofinanciamento de campanhas eleitorais.

Além da atuação jurisdicional e educacional à frente da EJE/TSE, o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto também produziu ou organizou diversas obras de literatura jurídica enquanto integrante da Corte. Direito Eleitoral, reforma política, Direito Administrativo e liberdade de expressão na propaganda eleitoral foram alguns dos temas abordados nas obras lançadas por ele nesse período.

Com informações do TSE

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.