English EN Portuguese PT Spanish ES

Exposição virtual marca 150 anos dos Tribunais de Justiça em sete estados brasileiros

jurinews.com.br

Compartilhe

Os Tribunais de Justiça dos estados do Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo apresentaram no dia 7 de agosto, uma exposição online intitulada “150 anos – 7 Tribunais”, uma celebração ao aniversário da promulgação do Decreto nº 2.342 em 6 de agosto de 1873, sob a assinatura de Dom Pedro II.

Este documento decretou a criação das novas Cortes que se juntaram às quatro já existentes (Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão e Pernambuco), constituindo a 2ª Instância. O intuito era aproximar a Justiça brasileira da população “para comodidade dos povos”, conforme previa a Constituição Imperial de 1824.

A mostra virtual “150 anos – 7 Tribunais” foi desenvolvida colaborativamente pelas equipes responsáveis ​​pela gestão documental e memória dos sete tribunais. A exposição apresenta o contexto histórico, político, social, cultural e econômico do período.

Nas páginas, encontram-se informações explicativas, imagens históricas, desembargadores das primeiras composições, curiosidades, documentos digitalizados e materiais que fazem parte do acervo das Cortes e preservam a memória e o patrimônio cultural da sociedade.

“Hei por bem Sanccionar e Mandar que se execute a Resolução seguinte da Assembléa Geral Legislativa: Art. 1.º Ficam creadas mais sete Relações no Imperio.” A grafia arcaica do Decreto nº 2.342/1873, que teve a participação do ministro da Justiça Manoel Antonio Duarte de Azevedo, revela uma parte importante da longa história da Justiça brasileira. Sob a designação de Tribunal da Relação, as unidades situadas em Porto Alegre, São Paulo, Ouro Preto, Fortaleza e Belém foram inauguradas em 3 de fevereiro de 1874, enquanto as de Goyas (antiga capital goiana) e Cuiabá foram inauguradas em 1º de maio do mesmo ano. Para saber mais sobre esse capítulo da história acesse o portal.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.