English EN Portuguese PT Spanish ES

Projeto “Acolher para proteger” oferece espaço de acolhimento para vítimas de violência doméstica em Santa Catarina

Foto: Divulgação/TRT-RS
Women sitting on the floor with depression, family problems, Domestic violence, Stop violence and abuse ,sexual abuse, human trafficking, rape, The concept of depression and suicide,

jurinews.com.br

Compartilhe

Este é o mês dedicado à proteção das mulheres, chamado Agosto Lilás. Em atenção a este público, a Vara Criminal da comarca de Caçador, desde março de 2023, desenvolve o projeto “Acolher para proteger”. O propósito central é estabelecer um ambiente de acolhimento no Tribunal para vítimas de abuso doméstico, quando elas expressam o desejo de anular as medidas de proteção que foram previamente concedidas.

Isso decorre do fato de que cada vez mais se reconhece que a solução para a questão da violência doméstica emerge da colaboração entre vários profissionais, ancorada na abordagem interdisciplinar. Com tal intuito, a unidade buscou o apoio do Curso de Psicologia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), como uma estratégia para o enfrentamento da violência de gênero contra as mulheres.

“Queremos com isso reduzir a reiteração da violência doméstica e familiar na comarca de Caçador e ampliar a rede de proteção às vítimas de violência doméstica”, destaca a juíza Rafaela Volpato Viaro, titular da unidade. Rafaela explica que quando a vítima comparece em cartório para manifestar interesse em retirar a medida protetiva deferida, é agendada uma data para atendimento psicológico no Fórum.

Atualmente, ocorre todas as sextas-feiras. Após o primeiro atendimento, o acadêmico de psicologia responsável pelo acolhimento agendará outros dois atendimentos, se necessários, para reestabelecer a segurança emocional da vítima. Caso haja a necessidade de mais atendimentos, a unidade as encaminha ao Núcleo de Psicologia da Uniarp.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.