English EN Portuguese PT Spanish ES

MP do Paraná garante a vítima de abuso sexual direito de prestar depoimento em formato especial

Foto: Reprodução

jurinews.com.br

Compartilhe

Em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, o Ministério Público do Paraná obteve decisão judicial que permitiu que uma mulher com deficiência, possível vítima de violência sexual, tenha direito a prestar seu depoimento na modalidade especial. Esse tipo de serviço, feito com acompanhamento de profissional especializado e treinado para essa forma de escuta, é geralmente utilizado para casos relacionados a crianças e adolescentes. A decisão, da Vara Criminal de Bocaiúva do Sul, atende ação cautelar ajuizada pela Promotoria de Justiça da Comarca e visa assegurar a proteção da vítima.

Ao requerer a possibilidade do depoimento especial, a Promotoria de Justiça destacou a situação de dupla vulnerabilidade da mulher e que a realização da escuta especializada, neste caso, se propõe a evitar a revitimização, que pode ocorrer com a adoção dos procedimentos convencionais de testemunho.

Além disso, conforme sustentou o MPPR, embora não exista previsão expressa para essa modalidade de depoimento para maiores de idade, tal alternativa está amparada em dispositivos como a Lei Maria da Penha e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, além de convenções internacionais das quais o Brasil é signatário.

Redação Jurinews, com informações do MP-PR

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.