English EN Portuguese PT Spanish ES

TJMG alcança excelência em governança e tecnologia da informação: Destaque Nacional

jurinews.com.br

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) atingiu nível de “Excelência” no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura em Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (IGOVTIC-JUD).

A Corte mineira ficou classificada em 4º lugar geral entre o ranking dos tribunais de justiça do país e em 2º entre os TJs de grande porte. Os dados constam de um painel interativo divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O TJMG obteve índice de 97,06%, resultado superior aos 86% alcançados pela Justiça mineira em 2022 e acima da meta de 75% definida pela Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-Jud), instituída por meio da Resolução nº 370/2021 para o sexênio 2021-2026.

Participaram da avaliação do nível de maturidade de governança, gestão e infraestrutura em tecnologia da informação 94 órgãos do Judiciário. Foram avaliados oito itens: atendimento e suporte ao usuário; riscos, segurança da informação e proteção de dados; infraestrutura tecnológica e serviços em nuvem; transformação digital; sistemas de informação; políticas e planejamento; pessoas; e estruturas organizacionais e macroprocessos.

O TJMG está em nível de excelência nos itens: estruturas organizacionais e macroprocessos (90%); pessoas (90%); políticas e planejamento (90%); sistemas de informação (90%); e transformação digital (90%). Nos demais, o TJMG está em nível aprimorado: infraestrutura tecnológica e serviços em nuvem (84,46%); riscos, segurança da informação e proteção de dados (83,25%); e atendimento e suporte ao usuário (78,75%).

O superintendente de Tecnologia e Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça, atribui os resultados aos esforços coletivos da atual gestão.

“É um grande orgulho para o TJMG ter alcançado o nível de “Excelência” no IGOVTIC-JUD. Esta conquista é o resultado de esforços incansáveis da equipe da Dirfor para aprimorar a gestão e a infraestrutura de tecnologia da informação no Tribunal. Os investimentos feitos em tecnologia não apenas permitiram atender às metas estabelecidas pelo CNJ, como também desempenharam um papel fundamental na superação dos desafios impostos pelo movimento de transformação digital pelo qual vem passando a sociedade”, disse.

Para o juiz auxiliar da Presidência do TJMG e responsável pela Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), Rodrigo Martins Faria, o TJMG busca aliar eficiência e inovação.

“A capacidade de o TJMG manter operações eficientes ao mesmo tempo em que investe e avança também em inovação tecnológica demonstra a vanguarda do nosso tribunal no processo de transformação digital das instituições do sistema de justiça. Nosso foco é fornecer aos nossos usuários internos e externos sistemas e infraestrutura de qualidade, estáveis e de última geração. Estamos caminhando sempre com o foco no estado da arte tecnológica e em breve faremos muitas entregas relevantes para os nossos usuários. Expresso meus sinceros agradecimentos a todos os membros da equipe da Dirfor que contribuíram para essa conquista”, afirmou.

Prêmio CNJ de Qualidade

O TJMG também se destacou no Prêmio CNJ de Qualidade 2023 no eixo Dados e Tecnologia, tendo alcançado nota máxima nos quesitos “Módulo de Produtividade Mensal”; “Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura em Tecnologia da Informação”; “Implantar Núcleo de Justiça 4.0 (Resolução CNJ 385/2021 e Resolução CNJ 398/2021)”; “Utilizar a integração com a Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-BR) (Resolução CNJ 335/2020)”; “Implantar a Plataforma Codex (Resolução CNJ 446/2022)”; “Implantar Pontos de Inclusão Digital (PID) (Recomendação CNJ n. 130/2022)”.

O Prêmio CNJ de Qualidade 2023 é promovido anualmente pelo CNJ e tem como objetivo ranquear e laurear os tribunais que tiverem melhor desempenho durante 2023. O resultado final do Prêmio CNJ de Qualidade será divulgado no final do ano, durante o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário com os vencedores recebendo selos Prata, Ouro, Diamante e Excelência para as cortes que mais se destacaram.

O Prêmio é alicerçado em eixos a serem seguidos pelos tribunais, como Governança, Produtividade, Transparência e Dados e Tecnologia. Cada eixo é composto por requisitos divididos em itens pontuáveis. A pontuação é distribuída de acordo com o desempenho de cada um em diversas áreas de atuação.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.