English EN Portuguese PT Spanish ES

Bolsonaristas intensificam pressão sobre Pacheco por blindagem contra STF e PF

jurinews.com.br

Compartilhe

Senadores bolsonaristas estão aumentando a pressão sobre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para acelerar as discussões sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem. A iniciativa tem como objetivo restringir as ações da Polícia Federal (PF) e as investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) contra congressistas.

A PEC da Blindagem é um conjunto de medidas propostas para proteger deputados e senadores contra operações da PF e investigações do STF. Uma das principais propostas da iniciativa é permitir ações judiciais contra parlamentares somente após análise da Mesa Diretora de ambas as casas legislativas.

Além disso, a proposta prevê o acesso dos congressistas investigados a todas as evidências das investigações que ainda não foram divulgadas ao público. Esta medida tem gerado polêmica, pois poderia comprometer a integridade das investigações em curso.

A prisão preventiva do deputado Chiquinho Brazão (RJ) por suposto envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco intensificou as preocupações dos congressistas bolsonaristas. Ronnie Lessa, autor confesso do assassinato de Marielle e Anderson Gomes, revelou em sua delação que um dos mandantes do crime seria o deputado federal.

Apesar da pressão, Rodrigo Pacheco já informou que não pretende pautar a PEC da Blindagem neste ano. Ele avalia que não há clima político para aprovar uma medida tão polêmica e que poderia comprometer a independência dos poderes e a integridade das investigações em andamento.

A articulação pela aprovação da PEC está sendo conduzida por lideranças do PL e do União Brasil, que estão preocupadas com possíveis ações da PF contra congressistas aliados. A pressão sobre Pacheco reflete a tensão política atual e a tentativa de alguns grupos de limitar o poder investigativo e judicial no país.

A intensificação da pressão dos bolsonaristas sobre Rodrigo Pacheco evidencia a gravidade da situação política no Brasil e a tentativa de alguns setores de limitar as investigações e ações judiciais contra congressistas.

Redação, com informações do Metrópoles

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.