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‘Robô’ reduz atendimentos presenciais em 90% na JF-PI

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Um programa de computador tem agilizado o trabalho da vara única da Justiça Federal em Picos, no Piauí. Batizado de Jefinho, o robô do Juizado Especial Federal (JEF), conseguiu reduzir o número de atendimentos presenciais de 100 por dia para menos de 10. O Jefinho atende por WhatsApp, pelo telefone 89 2101-2818.

O robô atende as pessoas pelo WhatsApp. Com uma linguagem simples e online 24 horas por dia, o Jefinho agilizou atendimentos mais simples e despachos que antes dependiam de um servidor. E os servidores puderam ir atender outras funções.

O programa começou a funcionar em fevereiro de 2021, por conta da necessidade de distanciamento social causada pela pandemia de Covid-19. De lá para cá, ele conseguiu fazer mais de 32 mil atendimentos, cerca de 50 por dia, e reduzir a necessidade de atendimentos presenciais em 90%.

Antes do robô, cinco pessoas atuavam no atendimento ao público na Vara Única de Picos. Agora, apenas um servidor fica na função, e outro monitora o atendimento remoto. Os demais foram deslocados em outras funções dentro da Vara.

O robô foi desenvolvido pela equipe da Vara Única. Segundo Manoel Gustavo Kliemann, diretor da subsecretaria judiciária de Picos, o Jefinho consegue resolver todas as questões que não necessitem da intervenção de um ser humano.

Através dele, os usuários conseguem consultar prazos, acompanhar pagamentos e outras demandas. Caso o programa não possa resolver, ele direciona o atendimento ao servidor que pode.

Anteriormente a gente tinha um grande fluxo de pessoas, muitas vezes elas se deslocavam gastando o pouco dinheiro que tinham. Na medida em que nos conseguimos reduzir a carga de atendimentos, pudemos deslocar os servidores para atividades fins, e houve impulso do andamento dos processos”, comentou Manoel Gustavo Kliemann, diretor da subsecretaria judiciária de Picos.

A iniciativa rendeu o Selo Diamante 2022, uma premiação do Conselho Nacional de Justiça para boas práticas adotadas pelas varas judiciais para melhorar os atendimentos ao público. O Jefinho foi o primeiro robô de atendimento ao público da Justiça no Brasil, e o sistema deve ser copiado para outras varas do país em breve.

O advogado Bruno Feitosa comentou que a implantação do robô mudou sua rotina. O que antes obrigava ele a ir até o prédio da Justiça Federal, agora ele pode resolver pelo celular

“A gente aciona o Jefinho por meio do WhatsApp, e de lá a gente consegue despachar com juiz, com servidores da vara, e dar impulso a nossos processos”, comentou o advogado.

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