English EN Portuguese PT Spanish ES

Candidato eliminado de concurso sem cadastro reserva garante vaga

jurinews.com.br

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) determinou que o Estado reserve três vagas referentes ao cargo de Auditor de Finanças e Controle de Arrecadação da Fazenda Estadual para candidatos que tinham sido eliminados do certame. O juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima, da 17ª vara Cível de Maceió/AL, observou que o concurso não tinha cadastro reserva.

Um homem ajuizou ação contra o Estado de Alagoas argumentando que prestou concurso para o cargo de Auditor de Finanças e Controle de Arrecadação da Fazenda Estadual da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas. O certame possuía 20 vagas e o autor passou em 23ª posição.

Segundo o homem, há provas que demonstram a desistência de três candidatos aprovados no âmbito das vagas.

Ao apreciar o caso, o magistrado observou que o edital não se destina à otimização do concurso, porque não há mais etapas destinadas à avaliação dos candidatos, provas ou cursos, integrantes do certame, em que eles devessem se submeter. O magistrado questiona-se, então: “ela [a regra] poderia, simplesmente, como fez, determinar a eliminação dos aprovados em todas as etapas?”.

De acordo com o juiz, é possível fixar como não razoável o estabelecido em item do referido edital porque “i) não se destinou a otimizar o certame; ii) eliminou e desclassificou candidatos devidamente aprovados e iii) foi de encontro a necessidade do serviço público de preencher, no prazo de duração do certame, as vagas previstas no edital (20 vagas)”.

Por fim, o juiz concedeu a tutela de urgência para determinar ao Estado de Alagoas, tão só, “a reserva de três vagas referentes ao cargo de Auditor de Finanças”.

Com informações do Migalhas

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.