English EN Portuguese PT Spanish ES

Cliente busca indenização após negativa de cirurgia bariátrica por plano de saúde

jurinews.com.br

Compartilhe

Após ter seu pedido de autorização negado para realização de procedimento cirúrgico, uma cliente entrou com ação de indenização por danos morais com pedido de tutela de urgência e obrigação de fazer, contra uma operadora de saúde. Segundo os registros legais, a requerente possui junto a requerida uma plano de saúde empresarial mantido através de seu empregador.

Conforme relatado no processo, a mulher argumenta que está sofrendo de obesidade mórbida grau III, agravada por dificuldades respiratórias, dores no joelho e hérnia discal lombar, além do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, colesterol elevado, e também, diabetes tipo 02, sendo assim, por esses motivos, recebeu indicação médica para a realização da cirurgia bariátrica.

Para rejeitar o pedido, a parte requerida usou como justificativa que o procedimento não se enquadra nas diretrizes de utilização (DUT). Analisando o cenário, o juiz concluiu que o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) é aplicável ao caso, uma vez que ele se encaixa na definição de uma relação de consumo.

Nesse contexto, em relação às orientações de utilização, foi destacado que a cláusula de exclusão, fundada em desconformidade com a mesma, viola o código e coloca o consumidor em desvantagem, limitando-o à utilização do procedimento. Posto isso, a restrição imposta pela ré inviabiliza seu próprio serviço, cuja finalidade é garantir à saúde, uma afronta aos princípios de boa fé e da função social do contrato celebrado pelas partes.

Sendo assim, após avaliar os documentos contestados pela parte demandada e fornecidos pelo requerente, que confirmam a necessidade da intervenção cirúrgica em questão, e com o parecer conclusivo do médico assistente respaldando essa demanda, o julgador determinou que a recusa ocorreu sem levar em conta a situação clínica do paciente e estágio da vida em que ela se encontra.

Consequentemente, julgou procedentes os pedidos e condenou a requerida ao pagamento de R$ 5 mil a título de danos morais, e, a obrigação de fazer que consiste na realização da cirurgia bariátrica.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.