English EN Portuguese PT Spanish ES

Programa STF +Sustentável implementa medidas de cuidado socioambiental no Supremo

jurinews.com.br

Compartilhe

No início da sessão plenária desta quarta-feira (20), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou o lançamento do Programa STF +Sustentável, que prevê um conjunto de ações de sustentabilidade socioambientais. Entre as medidas adotadas pelo programa, o ministro citou a eliminação das garrafas pet, que são extremamente impactantes ao meio ambiente, e o planejamento para a construção de uma usina fotovoltaica (usina solar), a fim de abastecer o STF com energia elétrica renovável.

Pouco antes do início da sessão, o presidente participou de breve cerimônia de lançamento do Programa STF +Sustentável. Ao falar para o público presente, lembrou dos eventos climáticos extremos que vêm ocorrendo em todo o mundo. “A mudança climática, o aquecimento global e a importância da sustentabilidade não são questões abstratas, estão presentes já nos nossos dias e implicam dramaticamente no futuro das próximas gerações”, afirmou o ministro Barroso. Para ele, o grande conceito nesta matéria é o de desenvolvimento sustentável, “o que significa que cada geração pode consumir os recursos que precisa para sua sobrevivência, mas não tem o direito de comprometer os recursos necessários para as próximas gerações”, completou.

Escultura

Na ocasião, o ministro inaugurou uma escultura produzida com garrafas plásticas recolhidas no período de um mês no andar da Presidência. O objetivo de mostrar o “copão” é sensibilizar servidores e colaboradores sobre os impactos negativos gerados pelo grande volume de lixo plástico no STF. A escultura está localizada em frente ao restaurante.

A estrutura de plástico chama bastante atenção não só pela matéria-prima, mas também pelo tamanho. Com 2,40 metros de altura e quase 130 cm de diâmetro, ela foi fabricada com cerca de 3.220 garrafas plásticas. Junto com o “copão” também foi produzido um canudo gigante. Ao todo, de 5/10/2023 a 10/11/2023, o Edifício Sede do STF descartou 7.530 garrafas.

O material em exposição foi construído pelo servidor Roberto César Eustorgio, pelo colaborador Bento dos Santos Campos, ambos da Secretaria de Administração de Serviços e Gestão Predial (SAP), e pela colaboradora Natália Siqueira, da Secretaria de Relações com a Sociedade (SRS).

Impacto e sensibilização

A ideia da exposição é trazer um incômodo visual e físico, a fim de gerar uma sensibilização de todos, um alerta para quem circula no STF sobre a grande quantidade de lixo plástico produzida internamente.

O Tribunal tem diminuído o uso de garrafas plásticas e, em breve, todas elas serão abolidas. Atualmente, remanescem apenas as unidades que já tinham sido licitadas, e novas garrafas plásticas em material mais sustentável estão por chegar ao Tribunal.

Mudanças

As novas contratações são de garrafas Tetra Pak e de alumínio. As garrafas Tetra Pak, por exemplo, são produzidas de maneira ecologicamente correta e podem ser transformadas em telhas ecológicas.

Além disso, o STF já instalou, em suas dependências, 13 filtros de alta vazão, reservatórios maiores que fornecem água gelada e de qualidade.

Agenda 2030

O fim das garrafinhas plásticas no STF está alinhado com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). A redução do uso de plástico está relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, que trata do “Consumo e Produção Sustentáveis”, e ao ODS 14 “Vida na Água”, uma vez que a poluição por plásticos nos oceanos representa ameaça aos ecossistemas marinhos.

A diminuição do consumo de garrafas plásticas efetiva o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, 12, 13 e 14 da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), direcionados a proteger o meio ambiente.


Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.