English EN Portuguese PT Spanish ES

Central de Penas e Medidas Alternativas celebra 10 anos de funcionamento

jurinews.com.br

Compartilhe

A Central de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) da Justiça Federal em São Paulo comemorou, no dia 24 de outubro, 10 anos de sua implantação, ocorrida em outubro de 2013 pela Resolução CJF3R nº 514/2013. O evento foi realizado no Fórum Criminal Federal Ministro Jarbas Nobre, em São Paulo. 

Para celebrar a data, compareceram na solenidade desembargadores e juízes federais, procuradores, defensores públicos, advogados, servidores e representantes de entidades parceiras. 

“Temos um compromisso diário com a transformação positiva de vidas, na promoção de um ambiente em que aqueles que cometeram erros possam redescobrir seu potencial e voltar a contribuir de maneira significativa para a sociedade”, disse a coordenadora da Cepema, juíza federal Andreia Silva Sarney Costa Moruzzi.

Na ocasião, as servidoras Andreia Molina, Jussara Almeida e Cíntia Bulgarelli fizeram uma exposição sobre núcleos de trabalho e apresentaram relatório de gestão com números e atividades da Central. 

“A Cepema integrada ao quadro próprio da Justiça Federal é uma grande vantagem para o sistema de justiça penal. Temos um centro de atendimento interdisciplinar e assim podemos acompanhar de perto cada apenado e colaborador na atividade de fiscalização da pena”, ressaltou a juíza federal Andreia Moruzzi.  

Coordenadora da Cepema, juíza federal Andreia Silva Sarney Costa Moruzzi (Foto: Acom/TRF3) 

Para a magistrada, é preciso reconhecer que a punição não é a única resposta. “Nossa equipe tem trabalhado incansavelmente para oferecer alternativas que permitam reintegrá-los na sociedade de forma construtiva”, disse. 

As entidades parceiras da Cepema são selecionadas por uma equipe multidisciplinar. Segundo a juíza federal, elas têm desempenhado papel crucial no processo de reabilitação e reinserção social dos apenados. “Há um constante trabalho para a ampliação de oferta de postos de serviços comunitários.” 

Advogados, servidores e representantes de entidades parceiras no evento (Foto: Acom/TRF3) 

Ao final do evento, a equipe da Cepema realizou um bate papo com os representantes das entidades parceiras, ocasião em que puderam tirar dúvidas e expor ideias. 

Estiveram presentes os desembargadores federais Nino Toldo e Alessandro Diaferia; o defensor público da União Clemens Emanuel Santana de Freitas; o procurador da República em São Paulo Marcos Ângelo Grimone; o vice-diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, juiz federal Rodrigo Oliva Monteiro; e o coordenador substituto do Fórum Criminal, juiz federal Marcelo Duarte da Silva. 

Autoridades presentes na solenidade (Foto: Acom/TRF3) 

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.