English EN Portuguese PT Spanish ES

Campanha que visa combater assédio na advocacia é lançada na OAB Minas Gerais

jurinews.com.br

Compartilhe

A Seccional Mineira, em parceria com a OAB Nacional, realizou nesta segunda-feira (25), o lançamento oficial da campanha “Advocacia sem Assédio” em Minas Gerais. O evento foi conduzido pelo presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, e contou com a presença da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno.

A campanha “Advocacia sem Assédio – A luta não é de uma: é de todas e de todos”, disponibiliza um canal online de denúncia e cria uma rede de apoio para advogadas e profissionais do Direito de todo Brasil que já sofreram assédio em escritórios, fóruns e tribunais.

A OAB entende que já não há mais espaço para omissão ou silêncio em casos de assédio moral e sexual contra mulheres e propõe uma caminhada conjunta de todos no enfretamento a essa violência. Não há nada mais constrangedor para uma mulher do que ser assediada em seu ambiente de trabalho. Com a campanha, a Ordem abre espaço e oferece todo o suporte para que advogadas e profissionais do Direito falem sobre os episódios de assédio, sem que haja medo de retaliações, e ainda incentiva que os crimes sejam denunciados.

Para o presidente Sérgio Leonardo essa luta contra o assédio é de toda sociedade. “Nesses novos tempos não há espaço em Minas Gerais para o machismo, para a misoginia e não haverá espaço para o assédio. Aqui a paridade não está só no papel, na regra eleitoral, mas também na lista do quinto constitucional e em nossas comissões”, disse.

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, falou sobre o enfrentamento do assédio na advocacia e destacou a grande adesão dos presidentes seccionais e de comissões à campanha “Advocacia sem Assédio”.

“Mais do que lançar e apresentar a campanha é preciso ter ações concretas e isso vem acontecendo nas seccionais que tenho ido. A campanha vem dando certo com o apoio de todos que compraram essa ideia e o objetivo é que o assédio seja extinto da nossa instituição. O que peço é que nos juntemos para que possamos lutar contra esse mal e as advogadas possam exercer a atividade com todo e total respeito”, afirmou Cristiane Damasceno.

Para a presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada, Nathália Damasceno, o lançamento da campanha mostra a sensibilidade da OAB quanto ao tema. “Eu digo que o assédio é um assunto que transita nas sombras, pois acontece na sutileza, e suas consequências são extremamente sérias e traz danos psicológicos irreparáveis que marcam uma pessoa para o resto da vida. Com a campanha chegou a hora do assédio ser enfrentado e discutido de forma clara e objetiva para que sejam adotadas estratégias para o seu combate. Além disso, a campanha tem um canal de denúncia de acolhimento das vítimas”, apontou Nathália Damasceno.

A campanha conta com o apoio da Comissão da Mulher Advogada, da Comissão de Enfrentamento à Violência contra Mulheres e da Comissão de Direitos Sociais e Trabalhistas da Seccional Mineira.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.