English EN Portuguese PT Spanish ES

OAB-DF homenageia o patrono da advocacia com “Tributo a Rui Barbosa”

Foto: Reprodução

jurinews.com.br

Compartilhe

Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura (05/11), a Comissão de Esporte, Cultura e Lazer da OAB/DF (Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil) promove Tributo a Rui Barbosa, a ser realizado nesta segunda-feira (06), no auditório do edifício-sede, às 18h30.

O evento, que é gratuito, foi idealizado pela presidente da Comissão, Veranne Magalhães, e é uma homenagem ao patrono da advocacia, que nasceu no dia 5/11 e teve sua data de nascimento como referência para o Dia Nacional da Cultura.

Veranne Magalhães antecipa que o evento tem o objetivo de valorizar a participação de Rui Barbosa em várias frentes, especialmente a cultural. “Para além de toda participação de Rui Barbosa no Direito e na política, ele também foi um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras, presidindo-a entre 1908 e 1919. Ele teve um papel fundamental na cultura brasileira. Então, a ideia do tributo a Rui Barbosa é um convite para a advocacia enxergar este grande nome em outras perspectivas. Estão todos convidados e convidadas para prestigiar o evento, que certamente agregará muito ao público e a todos nós”, adianta.

Para marcar a data, a Comissão de Esporte, Lazer e Cultura preparou uma programação que contará com o musical “Carmim Canta Lamartine”, conduzido pelo artista Roger Mello. Ele explica que o espetáculo traz a pesquisa musical sobre a obra extensa, sofisticada e criativa de Lamartine Babo para o Musical Carmim.

“A década de 1930 e a relação de Lamartine, seus parceiros e parceiras musicais no apogeu do teatro de revista da Praça Tiradentes no Rio de Janeiro encontra uma referência definitiva e inesperada na chegada dele ao interior do Brasil. A história se dá a partir da correspondência com as enigmáticas cartas de Nair de Oliveira Pimenta. A pesquisa musical reúne 19 canções de Lamartine ou em colaboração com seus parceiros e parceiras artísticas.”

Roger Mello adianta ao público que a comunicação é a mensagem principal do espetáculo. “Vamos expor a importância da correspondência como um gênero em que a delicadeza das relações se assume como uma força poética, da existência entre duas pontas dialógicas, de quem escreve, de quem lê e de quem responde as cartas. Carmim desacelera o tempo até a década de 1930 para mostrar a delicadeza das relações no desencontro de expectativas e encontro de almas. É o Brasil da gentileza profunda das relações”, define.

Foram convidados para o evento o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti; o presidente da Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini; o presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, deputado Marcelo Queiroz; a deputada federal Erika Kokay; secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Cláudio Abrantes; representante do Conselho Nacional de Políticas Culturais, Fernanda Morgani; representante do Conselho de Cultura do DF, Neide Nobre; editor-chefe do Portal Migalhas, Miguel Mattos; e a advogada Ariane Magalhães.


Jornalismo OAB/DF

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.