O documento com as propostas da chapa de oposição Muda OAB, que disputa as eleições da OAB-BA, não passou no teste da plataforma on-line ZeroGPT. Segundo o software de verificação de uso de inteligência artificial, mais de 70% do conteúdo da chapa liderada pela advogada Ana Patrícia Dantas Leão foi gerado pelo ChatGPT, ou seja, não foi escrito por pessoas.
Confira aqui o relatório do ZeroGPT da chapa Muda OAB
O mesmo procedimento foi feito no documento da chapa União pela Advocacia, que tem como candidata à reeleição a atual presidente da OAB-BA, Daniela Borges. O índice de utilização de ChatGPT no documento de propostas da chapa da situação foi de 0%, o que indica que o conteúdo foi todo elaborado por uma ou mais pessoas, com zero de utilização de inteligência artificial.
Confira aqui o relatório do ZeroGPT da chapa União pela Advocacia
Ambos os documentos circularam em grupos de WhatsApp da advocacia baiana. O folder de Ana Patrícia tem apenas duas páginas, enquanto o de Daniela Borges tem 16 páginas. O teste na plataforma ZeroGPT foi feito pela redação da JuriNews.
O ZeroGPT destaca em amarelo os trechos possivelmente retirados de outros textos e gerados por Inteligência Artificial (IA) e dá a porcentagem das partes suspeitas em cada amostra.
No plano de propostas da chapa de Ana Patrícia, Muda OAB, compromissos considerados importantes para a classe aparecem totalmente em amarelo, evidenciando o uso do ChatGPT. Entre eles temos os seguintes conteúdos: “Piso Salarial e Piso Salarial Ético para a Advocacia Baiana”; “Da Descentralização da Procuradoria de Prerrogativas da OAB”; “Compromisso de Exclusividade com a OAB da Bahia”; “Implementação de Eleições Virtuais Para a OAB”; entre outros.
Já no material da chapa de Daniela Borges, União pela Advocacia, nada aparece em amarelo no teste realizado na plataforma pela JuriNews. Além disso, chamou a atenção a existência de propostas que abordam justamente o uso de inteligência artificial na advocacia, como por exemplo o compromisso de “participar ativamente da discussão do marco legal da Inteligência Artificial, para proteger a democracia, os direitos humanos e o trabalho decente”.
As eleições da OAB-BA acontecem no próximo dia 19 de novembro, de forma presencial, em Salvador e nas subseções da Ordem baiana.
Veja aqui as propostas da chapa Muda OAB
Veja aqui as propostas da chapa União pela Advocacia