English EN Portuguese PT Spanish ES

INTERIORIZAÇÃO AVANÇA: OAB fortalece presença pelo Brasil com mais de 200 novos espaços inaugurados

Presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, e o coordenador nacional de Interiorização da OAB, João de Deus Quirino Filho

jurinews.com.br

Compartilhe

Ultrapassar os limites das capitais e levar a presença da OAB a advogados e advogadas de todo o país é uma das prioridades da atual gestão do Conselho Federal da OAB. Hoje, de um total de 1,3 milhão de profissionais inscritos na Ordem, 50,4% deles estão no interior.

Em pouco mais de um ano e meio, o Conselho Federal da OAB, através da Coordenação Nacional de Interiorização da Advocacia, realizou mais de 200 inaugurações, sendo algo em torno de 50 espaços novos e 150 ampliações e reformas em subseções pelo Brasil. 

Também foram entregues 1.000 kits de informática, com computadores, web cam e acessórios que possibilitaram a criação de salas de trabalho para a advocacia em várias regiões. Ainda com a temática da interiorização foram realizados 340 eventos, além do lançamento, em parceria com Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA), do Seminário de Interiorização Jurídica. 

O evento que promove a capacitação continuada e a atualização jurídica da advocacia interiorana foi realizado no mês de maio em Santarém, no Pará, e nesta quarta-feira (27) acontece em Anápolis, em Goiás e, em breve, seguirá para outras cidades. 

“O Plano Nacional de Interiorização busca resgatar essa dívida que temos com os colegas do interior do Brasil, implementando a estrutura física e tecnológica mínima para que o profissional consiga trabalhar”, esclarece o presidente do CFOAB, Beto Simonetti. De acordo com Simonetti, equalizar as diferentes realidades da advocacia em um país com as dimensões do Brasil é um desafio histórico para a entidade.

Criada em fevereiro de 2022, a Coordenação de Interiorização do Conselho Federal da OAB, conduzida pelo advogado paraibano João de Deus Quirino Filho, tem como principal objetivo levar a sensação de pertencimento e acolhimento, além de estrutura física qualificada para que profissionais de todas as regiões possam trabalhar de forma mais digna. Além do coordenador nacional, a pasta é composta por cinco coordenadoras-adjuntas e 27 coordenadores regionais de interiorização, sendo um em cada estado.

“Existem diversos brasis dentro de um só, com seccionais bem estruturadas e outras com poucas condições. Por isso, a OAB tem tentado chegar junto de todas elas para olhar para quem também está no interior. E é essa a marca que o presidente Beto Simonetti quer deixar: a de acabar com o advogado de primeira, de segunda categoria, o advogado do interior e o da capital. Na verdade, nós somos uma única Ordem, e ela precisa ser vista e tratada assim”, disse o coordenador. 

Segundo ele, o resultado do trabalho é visível com ações dirigidas e concretas que estão unindo a advocacia. 

“É isso que estamos construindo: uma OAB ainda mais acessível em todos os lugares do Brasil para que a advocacia possa ter orgulho de pertencer a maior entidade da sociedade civil brasileira”, conclui João de Deus. 


Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.