O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) poderá ter a primeira mulher à frente da instituição. Elaine Cardoso, atual procuradora-geral de Justiça adjunta, está se viabilizando para comandar o MP-RN no biênio 2021-2023 com apoio do atual procurador-geral de Justiça Eudo Leite.
Em sessão na última quinta-feira (11), o Colégio de Procuradores de Justiça definiu o dia 23 de abril para eleição da lista tríplice para indicação ao cargo de procurador-geral de Justiça. Até o momento, a única candidatura posta é a de Elaine Cardoso que vem ganhando novos apoios dentro do parquet.
Procuradores de Justiça ouvidos pela JuriNews afirmaram que mesmo que haja outro nome da disputa, o que eles consideram pouco provável, Elaine Cardoso será a mais votada e por conseguinte será a escolhida pela governadora Fátima Bezerra. A procuradora Iadya Gamo que disputou a última eleição concorrendo com Eudo Leite já decidiu que não participará dessa vez porque pretende ocupar a Corregedoria-Geral do MP-RN.
A eleição será realizada mediante voto secreto e plurinominal de todos os membros do MP-RN em atividade. Eles poderão votar das 8h às 12h, de forma virtual, por meio do sistema Votus. O prazo para inscrição de chapas é de 22 de fevereiro a 3 de março.