O ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), anunciou nesta terça-feira (2/3) que vai se aposentar. A decisão foi comunicada durante a sessão da 6ª Turma da Corte, realizada por videoconferência. “Fiz o meu melhor”, disse o magistrado de 57 anos e que ocupa o cargo de ministro desde 2014.
Durante a sessão, Nefi afirmou que pensou muito e resolveu que esse seria o momento, até por “sustos de saúde”, resolveu que ficará com a família e tomará outro caminho. Ele finalizou dizendo que sempre procurou fazer seu melhor e que já sente saudades.
Os integrantes da turma ficaram surpresos. “Que isso?“, falou Saldanha. “Estou surpreso“, disse Schietti. Laurita ressaltou que foi pega de surpresa: “Fiquei muito triste” e destacou a forma de agir de Nefi, com tanta tranquilidade e respeito aos colegas e advogados.
Ministro Sebastião Reis Jr. desejou ao ministro Nefi muita felicidade e agradeceu a convivência.
Trajetória
Nomeado por Dilma Rousseff em 2014 como ministro do STJ, Nefi Cordeiro tomou posse no Tribunal da Cidadania em 3 de abril do mesmo ano. Ele ocupou vaga aberta com a aposentadoria do ministro Castro Meira.
Formado em Direito e engenharia civil, Nefi Cordeiro fez mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Desempenhou as funções de promotor de Justiça em Araucária/PR e Palmital/PR, entre 1989 e 1990. Também exerceu o cargo de juiz de Direito de 1990 a 1992, e entre 1996 e 1999 foi vice-diretor do foro da seção judiciária do PR. Foi desembargador Federal do TRF da 4ª região de 2002 até sua nomeação ao STJ.