O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, apresentará o balanço de 180 dias de implementação do Programa Justiça 4.0 nesta terça-feira (29), às 14h, durante a 334ª Sessão Ordinária do Plenário do Conselho.
O programa promove o acesso à Justiça por meio de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de soluções que empregam novas tecnologias e inteligência artificial.
O Justiça 4.0 propicia o diálogo entre o real e o digital para o incremento da governança, da transparência e da eficiência do Poder Judiciário, com efetiva aproximação com a população e redução de despesas.
Entre as soluções que estão sendo desenvolvidas, estão o Juízo 100% Digital, o Balcão Virtual, a Plataforma Digital do Poder Judiciário, o aprimoramento dos registros processuais primários e sua consolidação qualificada na Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud) e a implantação do sistema Codex, que transforma decisões e petições em texto puro para ser usado como insumo de modelos de inteligência artificial.
Adesões
A iniciativa é uma parceria do CNJ com o Conselho da Justiça Federal (CJF) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Além do CJF, já aderiram ao programa os cinco tribunais federais (TRF-1, TRF-2, TRF-3, TRF-4 e TRF-5), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os Tribunais Regionais Eleitorais dos estados do Amapá e Espírito Santo (TRE-AP e TRE-ES), o Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJM-SP) e os tribunais de justiça dos estados do Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima, além do Distrito Federal.
Serviço
Balanço de 180 dias do Programa Justiça 4.0
Quando: terça-feira (29), às 14h
Onde: canal do CNJ no YouTube
Com informações do CNJ