English EN Portuguese PT Spanish ES

Poder Judiciário do Tocantins adere ao movimento ‘Outubro Rosa’ para conscientização sobre o câncer de mama

jurinews.com.br

Compartilhe

O Poder Judiciário do Tocantins apoia o movimento mundial “Outubro Rosa”. A adesão à campanha visa chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Além da iluminação externa do prédio do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), que está na cor rosa, as redes sociais do TJTO vão trazer uma série de postagens sobre prevenção e combate ao câncer.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste.

Para o ano de 2023 foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres.

O movimento popular conhecido como ‘Outubro Rosa’ começou nos Estados Unidos nos anos 1990 e atualmente é realizado em todo o mundo. No Brasil, a primeira ação pública de adesão ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo/SP, em 2002.

O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da sociedade. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade entre as mulheres em decorrência da doença.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.