O Espaço Saúde do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) se engaja na campanha do Dezembro Vermelho, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da HIV, AIDS e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
A ação, instituída nacionalmente pela Lei n° 13.504/2017, existe com o intuito de informar as pessoas sobre a necessidade de tratamento, proteção e cuidados com os infectados por doenças sexualmente transmissíveis, suas dificuldades e incentivar o uso de preservativos e proteção, evitando a proliferação das imunodeficiências. O mês também serve para quebrar paradigmas e preconceitos em torno das doenças sexuais e seus impactados e garantir seus direitos.
O tratamento e diagnósticos prematuros são essenciais para assegurar a qualidade de vida dos atingidos, e os serviços de saúde do SUS os disponibilizam gratuitamente, também dispondo estratégias e tecnologias mais avançadas para a prevenção da infecção pelos vírus, como a Profilaxia Pré Exposição (PreP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP); além de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e ações específicas para as populações mais vulneráveis a contaminação.
“Com a principal forma de prevenção sendo o uso do preservativo, dispomos uma caixinha na recepção do Tribunal contendo, onde qualquer um dos servidores e visitantes podem acessar, juntamente com alguns materiais informativos que produzimos para a campanha”, ressalta a enfermeira estagiária Juliana Mourão Querido.