English EN Portuguese PT Spanish ES

STF revoga liminar e mantém eleições na Câmara Municipal

jurinews.com.br

Compartilhe

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou a liminar que suspendia a realização de novas eleições para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belford Roxo (RJ). A decisão restaura o entendimento da Justiça estadual do Rio de Janeiro, que havia determinado a realização do pleito. A liminar suspensiva havia sido concedida anteriormente pelo próprio ministro.

O presidente da casa legislativa, Armando Rosa Penelis, apresentou a Reclamação (RCL) 64566 no STF, alegando que a decisão da Justiça fluminense interferiu na interpretação do regimento interno da Câmara, o que contraria o entendimento fixado pelo STF no Recurso Extraordinário (RE) 1297884, com repercussão geral. O questionamento referia-se à mudança na Lei Orgânica do Município, que estendia de um para dois anos o mandato da mesa diretora, com término previsto em 31/12/2024.

Vereadores do grupo político adversário contestaram as alegações do presidente da câmara, alegando que ele agiu de má-fé ao afirmar que a emenda que ampliava o mandato havia sido promulgada, já que não houve votação da proposta.

Diante dos argumentos controversos e da ausência de elementos incontroversos sobre a suposta desobediência à decisão ou tese fixada pelo Tribunal, André Mendonça destacou a impossibilidade de conduzir diligências para investigar fatos. Ele ressaltou que a reclamação não permite reanálise de provas e que o autor do pedido deve apresentar todos os elementos incontroversos ao STF.

O ministro também apontou a inviabilidade da reclamação ao STF devido ao não esgotamento dos recursos nas instâncias anteriores. A decisão ressalta que, no mínimo, há uma série de incongruências de natureza fática no caso.

Com a revogação da liminar, a realização das eleições para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belford Roxo (RJ) segue conforme determinação da Justiça estadual.

Redação, com informações do STF

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.