Em nota divulgada nesta terça-feira (1º), o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou importante o presidente Jair Bolsonaro (PL) ter reconhecido o resultado das eleições realizadas no último domingo (30), e se manifestar publicamente para assegurar o direito de ir e vir no País, que está prejudicado pelas manifestações nas rodovias.
“O Supremo Tribunal Federal consigna a importância do pronunciamento do Presidente da República em garantir o direito de ir e vir em relação aos bloqueios e, ao determinar o início da transição, reconhecer o resultado final das eleições”, diz a nota oficial da mais alta corte do país.
Bolsonaro falou pela primeira vez na tarde desta terça, após a derrota para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele não parabenizou Lula pela vitória nas urnas e se restringiu a dizer que manifestações pacíficas são bem vindas.
Logo após a breve fala de Bolsonaro, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, assumiu o microfone no púlpito para falar sobre a transição de governo, tema que não foi abordado pelo presidente.
“O presidente Jair Bolsonaro autorizou, quando for provocado, com base na lei, a iniciarmos o processo de transição”, disse Nogueira.
“A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, segundo ela em nome do presidente Lula, disse que na quinta-feira será formalizado o nome do vice-presidente Geraldo Alckmin. Aguardaremos que isso seja formalizado para cumprir a lei do nosso país”, completou o ministro.