English EN Portuguese PT Spanish ES

Recurso Extraordinário sobre prestação de contas da OAB ao TCU é retirado de plenário virtual do STF

jurinews.com.br

Compartilhe

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, pediu destaque do julgamento do Recurso Extraordinário 1182189/BA, que discute se o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deve prestar contas ao Tribunal de Contas da União (TCU). Para a diretoria da Ordem, isso representa uma importante vitória para a advocacia brasileira.

Conforme a OAB, é fundamental que o julgamento ocorra no plenário físico, de maneira presencial, em função da relevância do tema para a advocacia e, por extensão, para a administração da Justiça.  

A entidade afirma que tem trabalhado em defesa do julgamento presencial e já havia feito pedidos no sentido de levar a apreciação do recurso extraordinário para o plenário, de forma presencial.

De acordo com a OAB nacional, a sustentação oral por videoconferência se demonstra incapaz de abranger a profundidade de construção e apresentação de sua tese para rejeitar o controle de suas contas por parte do TCU, órgão ligado ao Poder Legislativo. Não há data para o início do julgamento presencial no Plenário do STF.

Com informações da OAB

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.