English EN Portuguese PT Spanish ES

Em meio à crise entre Poderes, Fux completa 1 ano à frente do STF

jurinews.com.br

Compartilhe

Nesta sexta-feira, 10 de setembro, Luiz Fux completa um ano ocupando a cadeira da presidente do Supremo Tribunal Federal. A data foi lembrada pelos seus colegas: a ministra Cármen Lúcia, em nome da Corte, fez um discurso de homenagem ao ministro, em meio à crise entre o Executivo e o Judiciário.

No discurso, Cármen Lúcia salientou que “tranquilidade” não é uma palavra certa para os dias atuais, mas que Luiz Fux tem a “força adequada para a demanda deste tempo”. A ministra afirmou que Fux preside os trabalhos da Corte seguindo o compromisso de buscar a verdade processual “em tempos de mentiras que comprometem a sanidade institucional”.

Outro ponto ressaltado pela ministra é a unidade do STF. “Nenhum juiz atingido aqui no desempenho de seu cargo é atingido isoladamente. Qualquer afronta atinge a todos. O trabalho é de todos, porque somos um Supremo Tribunal. A Justiça é mais do que uma pessoa ou um ato de voluntarismo”, defendeu.

Ao homenagear o presidente do STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, disse que, nesse primeiro ano de mandato, Fux enfrentou um quadro de instabilidades distintas com a inabalável fortaleza de um samurai. “Com a parcimônia de sempre e com a autoridade que lhe é peculiar, tem falado ao povo brasileiro acerca daquilo que é da alma de nós todos: a democracia, a liberdade, o respeito à diversidade, a tolerância e, acima de tudo, o amor à pátria”, afirmou.

Ao agradecer a homenagem, Fux disse que, se efetivamente conseguiu exercer uma Presidência à altura, foi graças à colaboração que recebeu dos ministros. “Foi exatamente com esse empenho de todos os colegas que consegui, nesse ano de pandemia de saúde, política e social, chegar nesse momento, ainda difícil, com a força e a energia que a nossa instituição nos exige”, concluiu.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.