English EN Portuguese PT Spanish ES

Dino no STF: relator projeta ao menos 50 votos no plenário do Senado

jurinews.com.br

Compartilhe

O senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator da indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF), projetou pelo menos 50 votos favoráveis ao ministro no plenário do Senado. O número foi informado por Weverton em coletiva de imprensa nesta terça-feira (28).

O relator citou a trajetória política de Dino e também mencionou a atuação do ministro maranhense no Judiciário. De acordo com o senador, o parecer sobre a indicação de Dino na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) será divulgado na próxima semana.

“Irei apresentar o relatório falando de sua vida vitoriosa e do pleno saber jurídico. A maioria dos ministros do STF fez declarações de apoio. Temos hoje muita tranquilidade de levar o relatório com a indicação do nosso sabatinado”, afirmou Weverton.

O senador espera que Dino tenha pelo menos 50 votos no plenário, e disse que o ministro já começou a dialogar com parlamentares de diferentes partidos. Para que o nome seja aprovado no plenário, são necessários 41 votos.

Nesta terça, Weverton e Dino almoçaram juntos. Além disso, há a expectativa de que o líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), receba, nesta noite, Dino e uma série de senadores para um jantar em sua residência.

“Toda a construção é feita de baixo pra cima e você mapeia. Primeiro, você conversa com os seus, repactua, pega na mão. Como relator e já convencido do meu relatório, estivemos a sós, conversamos hoje, dei para ele algumas sugestões. Tenho certeza de que ele está fazendo essa construção”, avaliou Weverton.

O senador também pontuou que, após a visita a gabinetes, Dino pode aumentar a projeção de votos favoráveis. “Pode chegar tranquilamente dos 58 aos 62”, previu Weverton.

Após ter indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) oficializada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, terá apenas 16 dias para iniciar campanha e realizar visitas a gabinetes de senadores. Na noite de segunda-feira (27), o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União), marcou para 13 de dezembro, uma quarta-feira, a sabatina de Dino.

A prática de visitar gabinetes é tradicional entre os indicados ao STF. Em junho, Cristiano Zanin, o primeiro indicado de Lula à Suprema Corte neste ano, passou dias batendo na porta de senadores para pedir apoio.

Além do tempo menor, porém, o ex-governador do Maranhão deve enfrentar outro obstáculo: a resistência de parlamentares de oposição, sobretudo bolsonaristas. Os senadores não só criticam a indicação, como se articulam para barrar o nome de Dino — algo que foge do procedimento de praxe para nomes indicados pelo chefe do Executivo.

Com informações do Metrópoles

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.