O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) encerrou na sexta-feira (17) a 4ª edição da Semana da Justiça Restaurativa, marcando a adesão institucional à mobilização internacional que ocorre durante o mês de novembro. O evento foi realizado de forma virtual, com destaque para a participação do programa Coração de Tinta, idealizado pela Juíza do Poder Judiciário da Bahia (TJBA) Janine Soares de Matos Ferraz.
O programa Coração de Tinta é reconhecido por sua abordagem inovadora, integrando a Segurança Pública com a Justiça Restaurativa, e atende a diversos públicos, especialmente os Policiais Militares e Civis, proporcionando um espaço seguro para expressar suas vivências em meio aos desafios do cotidiano, refletindo diretamente na comunidade local.
O evento contou com a participação de palestrantes envolvidas com o programa, incluindo Julimárcia Santos Coutinho, Investigadora da Polícia Civil da Bahia; Maria Alice Santiago, Delegada da Polícia Civil do Estado da Bahia e Instrutora da Acadepol; Luciene Cruz, Investigadora de Polícia especialista em Polícia Comunitária e em Direito Digital; além da própria Juíza Janine Matos.
A mediação do evento ficou a cargo de Evelyne Cerqueira, chefe do Setor de Autocomposição do MPRN, instrutora e facilitadora de Justiça Restaurativa, que conduziu um bate-papo e troca de experiências entre os palestrantes e os mais de 100 participantes presentes.
Evelyne Cerqueira ressaltou a importância da Semana da Justiça Restaurativa, que está em seu quarto ano na instituição. “Estamos abordando um olhar restaurativo para o espaço da segurança pública, fazendo um paralelo com o programa Coração de Tinta, e continuamos a contribuir para a disseminação da Justiça Restaurativa em todo o país”.