Na última segunda-feira (22) a OAB de Santa Catarina participou da Solenidade de Lançamento do Robô de Inteligência Artificial da Corregedoria-Geral da Justiça, realizada no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. No encontro, o Coordenador de relacionamento com a Justiça Estadual da OAB/SC, Alexandre Evangelista, esteve presente, representando a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio.
A Solenidade proporcionou um fórum para a discussão de como a tecnologia pode aprimorar os processos judiciais, aumentando a eficiência e a acessibilidade à justiça. O robô, que agora faz parte da Corregedoria-Geral, representa um salto expressivo em direção à modernização e otimização dos serviços judiciários.
“Este momento é, sem dúvida, marcante para a advocacia catarinense. A introdução deste robô de inteligência artificial representa um avanço significativo no universo jurídico, um passo firme em direção à modernização e à eficiência dos nossos processos judiciais. A inteligência artificial, quando utilizada de maneira consciente e ética, pode ser um catalisador de melhorias substanciais em nossa prática jurídica. Ela não substitui a expertise e a sensibilidade humana, mas complementa, agiliza e aprimora os processos, tornando-os mais acessíveis à população.”, destacou o Coordenador de relacionamento com a Justiça Estadual da OAB/SC, Alexandre Evangelista.
“É mais que uma apresentação, é mais uma celebração do que nós podemos construir. A inteligência artificial é uma realidade, está presente em todos os meios, e no meio judiciário não seria diferente. O uso da inteligência artificial tem sido utilizado de forma bastante grande e, com certeza, a tendência é crescer. Esse nosso robô tem tudo para ser uma grande ferramenta, vai ser ainda melhor com o uso por mais magistrados e em mais áreas.”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Altamiro de Oliveira.