O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) foi o primeiro colocado em duas categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2023: Artigo Acadêmico e Mídias Sociais. O reconhecimento ocorreu durante o 17º Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação e Justiça (Conbrascom), realizado na última semana em Belém-PA.
As práticas da Direção de Comunicação Social (DICOM) do TJRS concorreram entre 400 trabalhos inscritos por instituições do Sistema de Justiça de todos os estados e do Distrito Federal, configurando o maior número de trabalhos em 21 edições do Prêmio promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ).
Das nove categorias, o Tribunal gaúcho venceu em duas. Somente outros três Tribunais de Justiça – TJSP, TJGO e TJRN – foram agraciados, em uma categoria cada. Assim como o TJRS, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi campeão em duas categorias.
O 2º Vice-Presidente do TJRS e Presidente do Conselho de Comunicação Social, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, destaca a importância do reconhecimento ao trabalho estratégico da equipe da DICOM, sob orientação do Conselho.
“O compromisso do Poder Judiciário gaúcho com a transparência em seus atos demanda um amplo planejamento e ações estratégicas de comunicação, que estão alcançando ampla visibilidade e reconhecimento”, comemora.
Para a Diretora de Comunicação do TJRS, Adriana Arend, é um reconhecimento inconteste à qualidade do trabalho da equipe da DICOM. “O prêmio, ano a ano, bate recorde de inscritos e concorrem todas as esferas da Justiça do país. Em nove categorias, conquistamos dois primeiros lugares”, destaca.
Nos últimos 18 meses, a DICOM conquistou o 1º lugar em quatro importantes premiações. Em 2023, além do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, entregue pelo Fórum Nacional de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça, foi agraciada com o Prêmio Nacional Social Media Gov pela excelência nas suas redes sociais.
Em 2022, venceu o Prêmio ARI de Assessoria de Comunicação, promovido pela Associação Riograndense de Imprensa, e o Top de Marketing da ADVB na categoria Serviços Públicos.
Práticas de referência nacional reconhecidas no Conbrascom
A prática de transmissão multimídia de júris populares de repercussão social foi destacada na categoria Mídia Social. Consolidada nos últimos anos, tem como objetivos promover a transparência e a educação sobre temas jurídicos, garantir a equidade no acesso à informação pela imprensa e sociedade em geral, bem como oportunizar a qualificação da imagem institucional do Poder Judiciário.
Entre os casos de grande repercussão, foram transmitidos os júris dos Casos da Boate Kiss, Ronei Jr., Rafael, Bernardo e Eliseu Santos. Os conteúdos gerados ficam disponíveis nos perfis oficiais do TJRS e as transmissões permanecem na íntegra no canal do YouTube. Foram registradas mais de 12 milhões de visualizações, no Brasil e no exterior.
O artigo acadêmico destacado aborda o tema “Redação Conectada: a comunicação integrada como estratégia de fortalecimento da imagem institucional no Poder Judiciário do RS” e foi produzido pelo Diretor do Departamento de Marketing Institucional e Comunicação Digital, Fabio Berti, que é professor universitário na área de Comunicação Social e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Implantada oficialmente a partir de janeiro de 2023, a iniciativa é uma das ações que compõem o planejamento estratégico global do Tribunal de Justiça do RS. Significa a integração na prática cotidiana das áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Marketing, promovendo a convergência midiática.
A lógica de funcionamento é por projetos, que formam uma espécie de núcleo da produção. Cada departamento integrante da DICOM – Departamento de Imprensa (DIMP), Departamento de Relações Públicas (DRP) e Departamento de Marketing Institucional e Comunicação Digital (DMIC) – avalia as respectivas responsabilidades e, a partir daí, é montado um planejamento conjunto, com cronograma de entregas e com avaliações pelas três áreas.