English EN Portuguese PT Spanish ES

Presidente do TJ-RS destaca avanço da digitalização de processos físicos

jurinews.com.br

Compartilhe

“Nosso objetivo é fazer com que os  processos físicos estejam digitalizados em todas as comarcas gaúchas até o final deste ano. Tal fato demonstra que o Judiciário gaúcho caminha a passos largos em direção ao Juízo 100% digital, adaptado às novas exigências do futuro”, afirmou a presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira.

Ela informou que a digitalização já foi encerrada em 164 comarcas, o equivalente a 99% do total.  “No período entre março de 2020 e agosto deste ano,  foram digitalizados mais de 2,1 milhões de processos físicos.  Notem o tamanho desse desafio, considerando as complexidades e particularidades dos processos que tramitam na Justiça Estadual, e a necessidade de manutenção da prestação jurisdicional durante a iniciativa”, disse.

A desembargadora Iris acrescentou que “o desafio de administrar o Judiciário Gaúcho na quadra histórica em que acontece essa fenomenal transformação digital não se revela fácil. No entanto, por intermédio de um planejamento estratégico bem elaborado e corretamente executado está sendo possível superá-lo, visando  entregar à sociedade Gaúcha uma  prestação jurisdicional célere, efetiva e humana que ela merece”.

Ela concluiu sua manifestação afirmando que  “este é o Judiciário que nos orgulhamos de pertencer, que não se intimida e tampouco se imobiliza diante de eventuais crises, mas que planeja, inova e toma as decisões necessárias para melhor cumprir sua missão constitucional”.

Acompanharam a cerimônia os representantes da Reitoria da URI, Diretor Acadêmico, Professor Carlos Eduardo Blanco Linares, da Prefeitura de Frederico Westphalen, Procurador Jonathan Carvalho,  do Ministério Público Estadual, Promotora Michele Taís Kufner, da Defensoria Pública, Thiago Caum Gonçalves, da OAB gaúcha, Patrícia Stieven,  e da Câmara Municipal, Vereadora Aline Caeran.

Também participaram o Diretor do Foro da Comarca do Município, Arthur Gabriel Campos Guimarães, o Juiz Assessor da Presidência, José Luiz Leal Vieira, e o Juiz-Corregedor Alejandro César Rayo Werlang,  juntamente com outros magistrados e servidores do Judiciário, além de  professores e alunos da URI.

Redação, com informações do TJ-RS

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.