Leonardo Lamachia foi reconduzido à presidência da OAB/RS com a maior votação da história da entidade. O grupo OAB Mais venceu as eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Sul (OAB-RS), para o triênio 2025-2027.
Lamachia foi reeleito com 77% dos votos para continuar à frente da OAB gaúcha — em uma chapa formada em sua maioria por mulheres, com Claridê Chitolina Taffarel como vice-presidente, Ana Lúcia Kaercher Piccoli como secretária-geral e Regina Pereira Soares como secretária-geral adjunta; Jorge Fara é o diretor-tesoureiro.
“Agradeço profundamente a cada advogada e advogado pelo reconhecimento do nosso trabalho e esforço. Tenho plena consciência dos desafios que a advocacia enfrenta diariamente, e é por isso que essa votação reforça a legitimidade necessária para seguirmos lutando, avançando e realizando ainda mais. Juntos, seguimos firmes em defesa da nossa profissão e da sociedade”, afirmou Leonardo Lamachia.
A eleição de 2024 foi a maior da história da OAB-RS em votos registrados. Lamachia recebeu 77% de votos válidos. O segundo colocado Paulo Torelly (Chapa 2 – Somos todos OAB – Muda OAB-RS) recebeu 23%.
PERFIL DO PRESIDENTE REELEITO
Irmão do primeiro e único gaúcho a presidir a OAB Nacional, Claudio Lamachia, Leonardo Lamachia tem uma carreira sólida na advocacia. Natural de Porto Alegre, é formado em Direito pela PUCRS e sócio do escritório de advocacia Lamachia Advogados Associados. Com vasta experiência em Direito Empresarial, atua em sustentações orais junto aos Tribunais do Estado, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. Vice-presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul – IARGS, nas gestões 2013/2015, 2016/2018 e 2019/2021, também foi presidente do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul.