O Poder Judiciário de Rondônia por meio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) elaborou um guia com esclarecimentos sobre golpes aplicados em plataformas digitais, visando evitar e minimizar os riscos relacionados ao uso dessas tecnologias.
A era da tecnologia oferece uma ampla gama de recursos que simplificam o dia a dia, tais como redes sociais, entretenimento, acesso a serviços financeiros, transações comerciais e execução de diversas outras tarefas.
No cenário atual, os crimes digitais tornaram-se uma preocupação crescente, especialmente em relação aos golpes aplicados em plataformas on-lines. Com o advento da era digital e o amplo uso de tecnologias em diversas esferas da vida cotidiana, surgem também os desafios de combater a ação de criminosos que exploram vulnerabilidades, seja por meio de softwares maliciosos, phishing ou outros mecanismos fraudulentos.
Apesar da importância primordial da segurança nesse contexto, ainda persistem vulnerabilidades em softwares e brechas, devido à falta de domínio das ferramentas ou uso descuidado, o que acaba sendo explorado por indivíduos mal-intencionados.
Diante desse panorama, o Poder Judiciário de Rondônia, por intermédio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), busca promover a conscientização e prevenção desses delitos, oferecendo esclarecimentos e orientações para a população a fim de prevenir ocorrências e reduzir os efeitos negativos causados pelos crimes digitais. Sendo assim, confira aqui o guia sobre como se defender de golpes online.