English EN Portuguese PT Spanish ES

Alunos de Direito da UFRN levam o projeto ‘Abraçar – assistência jurídica e solidariedade’ ao Instituto Juvino Barreto

jurinews.com.br

Compartilhe

Em comemoração à Semana do Idoso, celebrada entre os dias 2 e 7 de outubro, o Núcleo de Prática Jurídica do Departamento de Direito Privado da UFRN visitou o Instituto Juvino Barreto. A ação teve como objetivo promover atendimento jurídico a idosos em situação de vulnerabilidade social, aproximando alunos do NPJ do exercício humanizado da profissão.

A visita faz parte do projeto de extensão, coordenado pelo professor de Direito Erick Wilson Pereira, chamado “Abraçar – assistência jurídica e solidariedade”. O objetivo é despertar nos alunos outras realidades e com isso buscar soluções jurídicas para quem não pode se dirigir até o NPJ que faz atendimentos aos hipossuficientes. “É uma forma de empatia, de solidariedade e levar à assistência jurídica a quem precisa, pois a UFRN não é só um sala de aula fechada.”

Estudante que participou da ação, Lavínia Cavalcante tem o sonho de seguir a carreira da magistratura. Ela acredita que a iniciativa tem relação direta com sua vocação profissional. “Uma das grandes funções do poder judiciário é servir à sociedade, trazendo justiça social e resguardando os mais vulneráveis. Quando temos esse contato mais próximo, é gerada em nós empatia. Sem esse tipo de experiência, nossa atuação profissional fica prejudicada, sobretudo quando tivermos contato com realidades semelhantes no futuro”,  comenta. 

Outra aluna de Direito da UFRN que esteve presente na visita foi Marina Moraes. A estudante ressalta que a iniciativa teve, também, o objetivo de realizar o acolhimento emocional e social dos idosos que vivem no Instituto. “Nós participamos de atividades de socialização com eles. Realizamos atividades de pintura, desenho, além de brincar com jogos de tabuleiro. Essa iniciativa foi muito enriquecedora para minha formação profissional e, principalmente, pessoal, pois nos proporcionou contato direto com o contexto social dos idosos; experiência que eu ainda não tinha vivido na graduação”, pontua.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.