Em um discurso de apenas dois minutos, o presidente Jair Bolsonaro (PL) rompeu o silêncio após mais de 44 horas após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar o resultado das eleições 2022.
Em coletiva de imprensa realizada no Palácio da Alvorada, na tarde desta terça-feira (1º), Bolsonaro fez um rápido discurso agradecendo os votos que recebeu, mas sem admitir a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Derrotado nas urnas no último domingo (30), Bolsonaro não mencionou a vitória do petista e agradeceu os 58 milhões de votos que recebeu no segundo turno, perdendo para Lula com a menor diferença da história em uma eleição presidencial: 2,1 milhões de votos.
“A direita surgiu de verdade em nosso país. Nossa robusta representação no Congresso mostra a força dos nossos valores: Deus, pátria, família e liberdade. Formamos diversas diversas lideranças pelo Brasil.Nossos sonhos seguem mais vivos do que nunca. Somos pela ordem e pelo progresso. Mesmo enfrentando todo o sistema, superamos uma pandemia e as consequências de uma guerra”, destacou Bolsonaro em seu breve discurso.
“Sempre fui rotulado como antidemocrático e, ao contrário dos meus acusadores, sempre joguei dentro das quatro linhas da Constituição, disse, voltando a afirmar a mesma frase que já havia dito nas comemorações do 7 de Setembro.
E concluiu agradecendo: “É uma honra ser o líder de vários brasileiros, que, como eu, defendem a liberdade econômica, a liberdade religiosa, a liberdade de opinião, a honestidade e as cores verde e amarela da nossa bandeira. Muito obrigado.”