English EN Portuguese PT Spanish ES

Lula conversa com Congresso e STF para aparar arestas e preparar 2024

Foto: Metrópoles

jurinews.com.br

Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará, ao longo da semana, um último esforço na tentativa de consolidar uma base no Congresso, e azeitar o relacionamento com o Judiciário, antes do fim de 2023.

Nos próximos dias, Lula reunirá ministros do governo e a base aliada no Legislativo com o objetivo de fazer um balanço do ano e tentar aparar arestas para 2024. Ele também tem encontro marcado com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A movimentação turbina os esforços do presidente, antes do encerramento deste ano, para costurar uma articulação política e melhorar o relacionamento entre os Poderes, após momentos de inflexão durante o ano, incluindo a derrubada de vetos presidenciais em matérias consideradas prioritárias pelo Planalto.

O chefe do Executivo também tenta consolidar, nos últimos dias antes de sair de recesso – entre 26 de dezembro e 3 de janeiro – a relação com o STF, após a indicação de dois ministros próximos a ele para a Corte: Cristiano Zanin e Flávio Dino, que assume em fevereiro.

Conforme o Metrópoles apurou, na terça-feira (19), Lula te um jantar com todos os ministros do Supremo. O encontro, uma espécie de confraternização, ocorrerá na casa do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso. Em pauta estará a discussão sobre a relação do STF com o Congresso, além de temas de interesse do governo, que têm ações em discussão no Judiciário.

Segundo interlocutores do Planalto, o objetivo da última reunião ministerial do ano, prevista para ocorrer na quarta-feira (20), será fazer um balanço das ações do governo e alinhar os esforços para 2024. O foco do presidente para o próximo ano será um reforço nas agendas internas no país, ou seja, mais lançamentos de programas e obras federais.

Com informações do Metrópoles

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.