Buscando acelerar a migração de processos físicos (JudWin) para o Sistema Processo Judicial eletrônico (PJe), a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) criou o Robô Moisés, o migrador.
A solução foi desenvolvida com foco nas principais dificuldades apontadas pelo grupo de trabalho de migração e vem proporcionando um aumento significativo na quantidade de processos migrados.
Segundo a analista de sistemas da Setic, Cíntia Buarque, as escolhas técnicas do desenvolvimento de Moisés foram tomadas com a premissa dele ser desenvolvido e entregue em poucas semanas e a utilização de ferramentas de automatização de processos buscaram aproveitar a expertise dos servidores da Setic.
“Uma das automações realiza a migração do processo do Judwin para o PJe enquanto a outra faz a juntada dos documentos no processo migrado. Estas escolhas permitiram que Móises fosse entregue a Equipe de Migração de Processos do TJPE de forma satisfatória, realizando as funções especificadas em pouquíssimo tempo”, destaca Cíntia.
“O robô Moisés foi criado para auxiliar a importação dos processos físicos para o PJe e para mim, que sou gestora da migração, ele não só auxilia, pois ele elevou a importação a um patamar até então não esperado. Afinal, saltamos de mais de 500 processos migrados por dia e hoje migramos mais de 3 mil. E tudo isso por causa dele”, comenta a servidora Claudia Cavalcanti.
Os números comprovam a eficiência da ferramenta desenvolvida pela Setic. Entre janeiro e julho de 2023, sem o auxílio do robô, foram migrados cerca de 70 mil processos.
Com a utilização de Moisés, foi possível migrar 62.163 processos em apenas três meses. Neste ano já foram migrados mais de 140 mil processos e, recentemente, o robô foi adaptado para ser utilizado também na migração de processos do 2º Grau.