A Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB de Pernambuco e a presidente, a advogada Anaís Araújo, foram agraciadas pelo Senado em reconhecimento ao cuidado, proteção e resgate de animais, em especial os domésticos. A homenagem foi entregue durante Sessão Especial realizada na última segunda-feira (23), no Plenário da Casa Alta, em Brasília, e marcou a comemoração do Dia Mundial dos Animais, celebrado anualmente no dia 4 de outubro. O convite foi realizado pelo senador Styvenson Valentim (Rio Grande do Norte).
“Este é um reconhecimento da importância do trabalho desempenhado pelas comissões temáticas da nossa Ordem. São ações que se destacam não apenas no nosso estado, mas também nacionalmente, com essa homenagem feita pelo Senado”, destacou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins.
“Tenho a oportunidade de lutar por aqueles que não podem se expressar, os nossos amigos de quatro patas e todas as criaturas que compartilham este planeta conosco. Juntos, buscamos garantir um futuro mais digno e compassivo para todos os seres vivos”, discursou Anaís Araújo, que compôs o dispositivo. O evento recebeu sugestões voltadas para o aprimoramento do Projeto de Lei 2070/2023, estatuto do animal doméstico.
Durante a sessão, houve a entrega de certificados em reconhecimento a instituições e pessoas que se dedicam a cuidar de animais. Além da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB-PE, também foram agraciados o Instituto Social de Assistência à Comunidade (Amadal), de Alagoas, e policiais legislativos do Senado que lidam com cães de trabalho. O senador Jaime Bagattoli (Rondônia) acompanhou a sessão e fez a entrega dos certificados.