O homenageado da solenidade de comemoração dos 201 anos da instituição do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foi o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o desembargador João Benedito da Silva, um evento realizado na Escola Judicial de Pernambuco em Recife.
Nesse encontro, o desembargador paraibano foi agraciado com a Medalha e Diploma do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado – a mais alta condecoração instituída pelo Tribunal pernambucano.
Além do desembargador paraibano, outras figuras de destaque também foram homenageadas, como a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargadora Nise Pedrosa; o arcebispo de Olinda, Dom Paulo Jackson Nóbrega, e outras personalidades receberam a comenda. “A homenagem é conferida em agradecimento aos que prestam relevantes serviços à causa da Justiça ou pelos seus méritos excepcionais no campo do Judiciário”.
“É com muita honra que recebo essa homenagem. Ser reconhecido em minha terra, mesmo tendo construído minha carreira em outro estado, é motivo de grande alegria, sobretudo, pelo significado muito profundo que tem essa medalha por carregar o nome de Joaquim Nunes Machado. Nesse momento, minha palavra é só gratidão, ao presidente Luiz Carlos e ao meu amigo desembargador Jorge Américo”, comentou o presidente do TJPB, desembargador João Benedito.
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, exaltou o desembargador Joaquim Nunes Machado como uma figura emblemática do estado e destacou a trajetória do desembargador João Benedito, que representa uma figura notável de trabalho árduo, competência e dedicação à frente do TJPB, ansioso para modernizar a instituição.
“Ele era de Goiana, cidade vizinha de Aliança, onde nasceu o desembargador João Benedito, que representa para todos nós um homem simples, trabalhador, honesto, dedicado, competente, que vem fazendo uma gestão muito intensa à frente do Tribunal de Justiça da Paraíba, buscando a modernidade. Isso motivou o conselho a, por unanimidade, aprovar a outorga da medalha para um grande homem, um grande cidadão e um grande amigo.”
“Para mim é uma honra muito grande está vivendo esse momento ao lado do presidente João Benedito, quando recebe uma homenagem em razão do seu trabalho, da sua dedicação ao Poder Judiciário paraibano. Ele extrapolou as fronteiras da Paraíba vindo ser reconhecido aqui no vizinho Estado de Pernambuco , seu Estado natal, então a medalha é fruto de muito trabalho e reconhecimento público pela pessoa simples, humilde e aguerrida que é o nosso presidente”, afirmou o desembargador paraibano Fred Coutinho, que também estava presente no evento e prestigiou a entrega da medalha ao presidente do TJPB.
O juiz auxiliar da vice-Presidência, Ely Jorge, representou a vice-presidente do TJPB, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes. “É uma homenagem justa e merecida que engrandece toda a magistratura paraibana e reforça essa interlocução histórica e permanente entre os estados da Paraíba e Pernambuco. A vice-Presidência se associa e se sente também homenageada nessa data por termos o nosso presidente João Benedito, que tanto tem feito do ponto de vista administrativo, e também humano, para o aprimoramento e o engrandecimento do Judiciário”, disse o magistrado.
A cerimônia, cujo tema foi “TJPE 201: o primeiro dos próximos 200 anos”, foi focada na promoção da diversidade e pluralidade. O presidente do TJPE, Luiz Carlos Figueiredo, enfatizou a evolução da participação feminina na política, com a presença da governadora Raquel Lyra e da deputada estadual Débora Almeida, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco. A governadora elogiou a representatividade do desembargador João Benedito como um homem negro que conquistou seu espaço e contribuiu para a formação da mesa de honra.