O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lançou, nesta terça-feira (12/12), seu perfil na rede social TikTok, considerada uma das mais populares no mundo. A entrada da Corte mineira nesta rede virtual é uma estratégia para ampliar a comunicação com a sociedade e se aproximar de novos públicos – principalmente jovens.
O canal @tjmgoficial vai apresentar aos internautas informações relevantes do dia a dia da Corte mineira, de forma criativa e com linguagem simples e objetiva. A proposta é a de que os conteúdos do TikTok fortaleçam a presença do TJMG nas redes sociais.
“Queremos reverberar por meio de mais esse canal, de maneira bastante acessível, vídeos curtos feitos de forma clara e de fácil compreensão sobre o Judiciário, aproximando ainda mais a sociedade do dia a dia da instituição”, afirma o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.
Atualmente, o TJMG possui contas nas redes sociais X (antigo Twitter), Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube, com mais de 173 mil seguidores. “O lançamento do TikTok soma-se às demais mídias digitais para ampliar o acesso da população às notícias de interesse público do judiciário mineiro”, ressalta o diretor executivo de Comunicação do TJMG, Sérgio Galdino.
Alcance no Judiciário
Com grande poder de alcance e viralização dos conteúdos, o TikTok chamou a atenção de empresas e também de instituições do Poder Público. Dentre eles, o Supremo Tribunal Federal (STF), que criou uma conta nesta rede social para ampliar os canais de comunicação com a sociedade e aproximar novos públicos do dia a dia da Corte.
O canal do STF na plataforma TikTok foi criado em julho de 2021. Divertido, informativo e com linguagem acessível a todos os públicos da rede, o canal apresenta vídeos explicando o funcionamento do Judiciário e seus instrumentos, julgamentos e outras atividades.