O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) aderiu à campanha Novembro Azul, mês de conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e do diabetes.
Por meio da Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu), da Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) e da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (Covit), foram realizadas ações com magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diabetes acomete uma em cada onze pessoas no mundo.
Estandes com equipes de enfermagem da Gersat e do Centro Oftalmológico de Belo Horizonte ofereceram, nesta quinta-feira (9), exames de glicemia capilar, que verifica os níveis de açúcar no sangue, e de acuidade visual, que auxilia na detecção de problemas oculares, no hall do Edifício Sede do TJMG e no térreo da unidade Goiás.
Na quarta-feira (8), as ações foram realizadas no Fórum Cível e Fazendário – Unidade Jurisdicional da Raja Gabaglia e, nesta sexta-feira (10/11), serão oferecidas no Juizado Especial do Barreiro.
A equipe da Gersat também distribuiu marcadores de livros contendo informações sobre a campanha Novembro Azul, incluindo dicas de prevenção, fatores de risco, sintomas e exames para detectar o câncer de próstata e o diabetes.
O superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago, falou sobre o compromisso da Corte mineira no engajamento de campanhas de interesse público e de como as ações ajudam a enfrentar o preconceito: “A credibilidade social do TJMG ajuda a fazer com que as pessoas observem essas campanhas. O Novembro Azul traz uma tentativa de conscientização para o câncer de próstata e faz com que os homens deixem o preconceito de lado e passem pelos exames preventivos, porque fazer a detecção antecipada ou no estágio inicial do câncer é de suma importância para o tratamento.”
A enfermeira da Gersat Mikelle Alexandra Ferreira Bagno ressaltou que a prevenção e o diagnóstico precoces são fundamentais porque em muitos casos, as duas doenças costumam ser assintomáticas.
“No câncer de próstata, quanto mais cedo a detecção, maiores as chances de cura. No diabetes, o diagnóstico precoce permite o controle adequado da doença e diminui muito o risco de complicações”, afirmou.
De acordo com a coordenadora da Covit, Daniela Hipólito de Carvalho, tirar dúvidas é um dos principais objetivos da campanha Novembro Azul do TJMG. “O alerta e a detecção da doença em estágio inicial são fundamentais, pois aumentam as chances de cura e possibilitam melhores resultados no tratamento”, afirmou.
A encarregada de limpeza Maria Donizete fez o exame de glicemia capilar e elogiou a iniciativa do TJMG: “É muito importante essa ação porque, às vezes, nós relaxamos e não cuidamos da saúde. Quando tem uma campanha como essa, fico mais atenta.”
A servente de limpeza Fabiana Alves da Silva aproveitou as ações do Novembro Azul para realizar o teste de acuidade visual, que analisa o quanto a pessoa consegue distinguir o contorno, as cores e a forma, além da nitidez. Ela achou a oportunidade muito positiva: “A possibilidade de fazer o teste no local de trabalho facilita muito. Achei maravilhosa a campanha. Podemos prevenir algumas doenças e o fato de ter esses exames aqui no TJMG ajuda demais.”