English EN Portuguese PT Spanish ES

Justiça determina afastamento de tabelião e escrevente do cartório em MG por fraudes no sistema

jurinews.com.br

Compartilhe

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) comunicou que obteve o afastamento cautelar do tabelião e do escrevente substituto de um cartório da cidade de Inhapim. A informação foi divulgada no site do órgão nessa segunda-feira (9). 

Segundo o MP, a decisão da Justiça atende a pedido feito pelo órgão em denúncia oferecida contra os dois, por fraudes praticadas no sistema do cartório local. 

De acordo com as apurações, no dia 11 de janeiro de 2023, um dos denunciados, escrevente substituto no cartório, tentou se apropriar de dinheiro público, de que tinha posse em razão do cargo que ocupava. 

Conforme o MP, as investigações apontaram que o delito não se consumou, por insistência da vítima para que ele procedesse ao pagamento do imposto devido. 

As investigações também apontaram que funcionário praticou diversas fraudes no sistema ao se apropriar indevidamente de valores destinados ao cartório. Além disso, o homem foi denunciado por falsidade ideológica, uma vez que se utilizava de inserção de informações falsas no sistema para consumar as fraudes.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.