O Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão do escritório Tauil & Chequer Advogados anunciou, em novembro – mês da Consciência Negra -, seu programa de bolsas-alimentação para 23 alunos negros, matriculados na FGV Direito Rio.
Para celebrar essa parceria, o Tauil & Chequer e a FGV realizam hoje, 7/12, entre 17h e 19h, um encontro com os alunos beneficiados com a bolsa, estudantes, funcionários e professores do curso de Direito da FGV no auditório da faculdade.
“A bolsa alimentação é mais uma iniciativa do escritório que visa dar um retorno para a sociedade em ações que irão impactar positivamente a vida das pessoas”, afirma Victor Galante, managing partner do Tauil & Chequer Advogados. Isso porque do primeiro ao terceiro ano do curso, os alunos dedicam-se integralmente às aulas, o que limita as possibilidades de trabalho e, consequentemente, restringe o acesso de grupos minoritários.
O subsídio é oferecido aos estudantes mediante uma parceria firmada entre o escritório e o restaurante da faculdade. Podem usufruir do benefício os alunos negros que recebam bolsa integral da FGV e que estejam cursando do primeiro ao terceiro ano de Direito. O contrato já está em vigor desde setembro, com duração prevista até 31 de dezembro e perspectiva de renovação por mais 12 meses.
Pelo escritório Tauil & Chequer, estarão presentes ao evento de lançamento das bolsas os sócios Lorena Nisiyama, representando o Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão, o sócio Flavio Amaral, professor da FGV e representante do Programa de estágio AHEAD e o estagiário Thiago Velloso, aluno do 4º ano da FGV. Entre os integrantes da faculdade, marcam presença Rodrigo Vianna (coordenador da Graduação), Yasmin Curzi (coordenadora de Diversidade e Inclusão da FGV Direito Rio) e Marieta de Moraes (representante do Comitê de D&I FGV-Rio). Como palestrante externa do evento, foi convidada a Dra. Andréa Lopes, professora do Departamento de Ciência Política da UNIRIO, coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais (LPPDS) e do Comitê de Pesquisas em Sociologia das Relações Étnico-Raciais na Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).
Em 2022, a FGV Direito Rio lançou um programa de bolsas denominado Esperança Garcia, destinado a jovens negros e negras em situação de vulnerabilidade social. O Tauil & Chequer Advogados, por meio de seu Comitê de DE&I, foi o primeiro parceiro que financiou integralmente o curso de graduação para um estudante.
“O comitê foi formado para promover uma cultura organizacional acolhedora e sensibilizar o olhar de nossos profissionais para temas relacionados à diversidade e à ações afirmativas”, explica Galante.
Em colaboração com parceiros sem fins lucrativos, o comitê atua em diversas frentes em conjunto com três Grupos de Afinidade internos, sendo eles LGBTQI+, Étnico-Racial e Equidade de Gênero. O escritório também tornou-se signatário de movimentos importantes, tais como o Pacto Global da ONU, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a organização OUTstand e o Movimento Mulher 360.
Fonte: Migalhas