English EN Portuguese PT Spanish ES

TJ-TO lança “Websérie Justiça Seja Feita” com histórias sobre adoção

jurinews.com.br

Compartilhe

Com o foco em uma Justiça cada vez mais próxima do cidadão, o Poder Judiciário do Tocantins, por meio do Centro de Comunicação Social (Cecom), lançou o programa “Justiça Seja Feita”, uma websérie que tem como objetivo retratar/contar histórias de pessoas que tiveram a vida transformada pela Justiça.

O trabalho jornalístico está alinhado ao Planejamento Estratégico do Poder Judiciário (2021-2026) e ao Plano de Gestão (2023-2025), no macrodesafio de aproximação da Justiça e Sociedade.

“A Justiça sempre fez parte da vida do cidadão de alguma forma, mas ainda há um distanciamento entre o Judiciário e a sociedade. Queremos encurtar essa distância e mostrar a todos que a Justiça é próxima, feita por pessoas, para pessoas. O Justiça Seja Feita vem comprovar isso, com histórias reais e cotidianas da atuação da Justiça na vida de todo cidadão”, ressalta a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe.

Nesta primeira temporada, o assunto é Adoção, cujo Dia Nacional é comemorado neste 25 de maio. “Seguindo a linha das séries, o Justiça seja feita será apresentado por temporadas, divididas em episódios, vídeos curtos, mas cheios de emoção, histórias de vida e informações.

Nesta estreia falaremos sobre a adoção, em 4 episódios. O objetivo é mostrar a ação do Judiciário pela ótica do cidadão”, explica a diretora de Comunicação do TJ-TO, Kézia Reis.

A produção será veiculado no canal do YouTube do Tribunal de Justiça do Tocantins, com novos episódios liberados semanalmente.

ADOÇÃO
O processo de adoção é gratuito e deve ser iniciado na Vara de Infância e Juventude mais próxima de sua residência. A idade mínima para se habilitar à adoção é 18 anos, independentemente do estado civil, desde que seja respeitada a diferença de 16 anos entre quem deseja adotar e a criança a ser acolhida.

No Tocantins, o processo é coordenado pela Corregedoria Geral da Justiça, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Tocantins (Ceja-TO). Conforme o SNA, no Tocantins, hoje têm oito crianças disponíveis para adoção e 157 pretendentes na fila do SNA. Desde 2019, quando o sistema foi criado, 28 crianças foram adotadas.

Com informações do TJ-TO

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.