Com auditório lotado, a OAB-ES realizou o 1º Congresso de Prerrogativas Criminais com a presença de diversos conferencistas de renome nacional e representantes da advocacia capixaba durante toda a terça-feira (5) no auditório da Seccional, em Vitória.
A abertura oficial foi feita pelo presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, que parabenizou a Comissão Estadual de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia pela iniciativa e ressaltou o quanto as prerrogativas são a alma da Ordem.
“Parabenizo todos esses profissionais que trabalham incansavelmente para garantir os direitos e a equidade. Não desistam desta luta. Estamos vivendo momentos de assombros, mas a Ordem não vai se intimidar, não vai temer”, ressaltou Rizk.
Estiveram presentes a vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão; o secretário-geral, Alberto Nemer Neto; a secretária-geral adjunta, Silvia Hansen e o tesoureiro, Anderson Félis.
O diretor de Prerrogativas da OAB-ES, Rodrigo Carlos de Souza, destacou que é “inadmissível relativizar situações contra a nossa categoria”, pontuando casos de desrespeito aos advogados. “Enquanto tivermos saúde e o apoio da nossa diretoria, vamos continuar a defender nossas prerrogativas”, afirmou Rodrigo Carlos de Souza.
O presidente da Comissão Estadual de Defesa das Prerrogativas e Valorização sua Advocacia, Caio de Sá Dal’col, falou sobre a profissionalização do trabalho das Prerrogativas, com a contratação de cinco advogados só para atender as demandas relativas ao pleno exercício da função. “Vamos vencer as violações diárias”, afirmou. “Precisamos de um voto de confiança de vocês para que nos demandem para combater essas violações diárias que nossos colegas passam. Nós juntos temos que ser a voz da luta pelas prerrogativas, pela luta da cidadania e pela luta do cidadão”, disse ainda.
As palestras foram ministradas por grandes nomes, como o advogado e professor de Direito Penal Econômico e Empresarial da PUC/RS, Luciano Feldens, e o advogado e professor de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da USP, Maurício Dieter.
O evento contou ainda com participação virtual da vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cristina Lourenço.