Candidatos à presidência da OAB-ES, os advogados Érica Neves e José Antônio Neffa Junior se uniram na disputa. O anúncio foi feito a menos de dez dias da eleição, que acontece no dia 22 de novembro. Essa aglutinação de forças é inédita na história recente da OAB-ES. Érica Neves segue na cabeça da chapa 10 como presidente e se torna assim ainda mais favorita para vencer o pleito na próxima semana.
Segundo a última pesquisa registrada dentro do prazo legal, Érica já estava empatada em primeiro lugar, dentro da margem de erro, com o atual presidente José Carlos Rizk, que luta para se manter no poder com um terceiro mandato. Agora, essa união de forças de oposição, unindo dois times fortes, torna a chapa 10 ainda mais competitiva.
A grande massa da advocacia local vibrou com o anúncio já sacramentado como o grande fato das eleições de 2024 até aqui. Nessa reta final, os dois grupos passam a visitar escritórios e panfletar em portas de fóruns juntos, bem como frequentar eventos da chapa 10.
Segundo Neffa, os dois grupos vão construir um projeto juntos. “Uma decisão tomada com muito diálogo e maturidade. Nunca caminhei por um projeto de poder. Meu desejo é ver nossa classe vivendo dias melhores e ultrapassa qualquer apego a cargos. Unimos nossas propostas para deixar o plano de compromissos ainda mais robusto. E reforçamos nossas prioridades: prerrogativas, transparência e aperfeiçoamento técnico. Agora vamos juntos pela chapa 10. Conclamo quem caminhou conosco até aqui e havia decidido votar em mim e na Elisa, que continue! Mas agora o nosso número na urna é 10! Vamos transformar a OAB”, diz ele, que agora é tesoureiro na chapa 10.
Érica Neves, por sua vez, reforçou que “quando a gente fala que a advocacia é a nossa prioridade, não é da boca para fora”.
“Nenhum cargo, ego ou disputa são maiores que o nosso desejo de unir forças para resgatar a OAB. Queremos salvar a Ordem! Recebo Neffa, Elisa Galante e todos do grupo com muita alegria e respeito. Reconheço suas lideranças e seus potenciais para contribuir na gestão da Ordem. Vamos rumo à vitória! Com o melhor presidente que Vila Velha já teve e que levará projetos bons para o Estado todo. Essa é a união que põe a advocacia em primeiro lugar. Sem egos, mas com desejo de novos tempos. A primavera vem aí!”, projeta.
A advogada Elisa Galante, que disputava a vice na chapa de Neffa, e agora será conselheira federal na chapa 10, disse que “a transformação já começou”.
“Nossa profunda gratidão pelo apoio de toda a advocacia. As centenas de mensagens de apoio e confiança recebidas nos mais variados canais de comunicação renovam nossa motivação para seguir firmes nessa caminhada de transformação pela OAB que todos desejamos. Saber que estamos juntos nessa jornada, unindo forças por uma OAB mais forte, inclusiva e representativa, é o que nos inspira a ir além. Grandíssimo abraço coletivo!”, disse Elisa, que é doutora e mestre em Direito, ex-presidente de subseção e grande liderança do Sul do Estado.
Com isso, no dia 22 de novembro, de forma online, a advocacia capixaba poderá votar, então, em três candidatos: José Carlos Rizk Filho, Érica Neves e Ben-Hur Farina. O resultado sai no mesmo dia e o vencedor comanda a OAB-ES pelos próximos três anos. Érica torna-se a cada dia mais favorita para entrar na história como a primeira mulher presidente da instituição em nove décadas.