O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), designou o procurador de Justiça Maurício Silva Miranda como o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) nesta quinta-feira (25).
Miranda ocupará a vaga deixada pelo desembargador Romeu Gonzaga Neiva, que se aposentou. Essa substituição é prevista na Constituição Federal, que estabelece que um quinto dos assentos do TJDFT deve ser ocupado por um procurador do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
O novo desembargador fazia parte do MPDFT desde 1991, atuando na 12ª Procuradoria de Justiça Cível. Durante sua trajetória no Ministério Público, Miranda trabalhou em casos de grande repercussão no Distrito Federal, como os assassinatos do jornalista Mário Eugênio e da estudante Maria Cláudia Del’Isola, além do conhecido caso do “Crime da 113 Sul”, no qual a arquiteta Adriana Villela foi condenada a 67 anos de prisão por ser mandante do assassinato de seus pais. Antes de ingressar no MPDFT, Maurício Miranda também atuou como promotor de Justiça em Goiás.